Levantamento “Futuro do Trabalho” demonstra que a área de sustentabilidade corporativa possui uma demanda urgente de profissionais com habilidades em ESG para desenvolver os pilares ambientais nas empresas até 2027
O mercado mundial de empregos “sustentáveis” está aquecido. Segundo dados da pesquisa Futuro do Trabalho, divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, cerca de 1 milhão de vagas de empregos na área de sustentabilidade corporativa devem ser criadas em todo o mundo até 2027. Empresas estão à procura de profissionais com conhecimento e habilidades para atuarem na implementação da agenda ESG dentro dos escritórios e fábricas, fazendo a “green transition”, ou transição verde dos negócios.
De acordo com Astrid Vieira, especialista em recolocação profissional e fundadora da Leaders HR, a demanda do mercado é urgente. “O setor de RH tem sido cada vez mais procurado para encontrar candidatos para vagas cuja atuação é na área da sustentabilidade. O mercado ‘do futuro’, tem se tornado do presente, e essa demanda, por ser crescente e urgente, faz com que o fator financeiro, como a proposta salarial, também seja favorável ao candidato, já que a oferta é pequena em relação à demanda”.
Para Astrid Vieira, profissionais que desejam entrar na área da sustentabilidade devem se capacitar o quanto antes para atender a demanda das vagas. “Os requisitos para os postos de trabalho sustentáveis são extensos. Em geral, é preciso que o candidato tenha cursos na área ESG, que em português significa ‘ambiental, social e governança’, para que ele consiga atuar com o que chamamos de ‘sustentabilidade corporativa’, ou seja, implementar melhores práticas empresariais na esfera ambiental, social e, também, no tipo de relacionamento que as empresas têm tido com o meio ambiente”. Astrid completa dizendo que a questão administrativa também é importante, pois “existe uma demanda de relacionamento também dentro das empresas, que tem o objetivo de tornar a estrutura de trabalho mais segura, inclusiva e assertiva para todos”, acrescenta.
Ainda de acordo com o estudo do Fórum Econômico Mundial, as tendências sobre as transformações do mercado nos próximos anos se concentram, em sua maioria, nas áreas de investimentos para facilitar a ‘transição verde’ dos negócios, na ampla implementação das diretrizes ambientais pautadas pelo ESG, nos investimentos para adaptação das operações de mercado baseados nas mudanças climáticas. A pesquisa também cita como tendência o comportamento dos consumidores, que estão se tornando cada vez mais ativos com relação às questões sociais.