Rafael Terra, professor de marketing digital da ESPM, acredita que a China está entrando forte no jogo da inteligência artificial com a plataforma que promete competir com ChatGPT e Gemini
Nesta semana, a startup chinesa de inteligência artificial DeepSeek questionou algumas das principais big techs americanas – como Microsoft, Meta e Nvidia- após lançar um assistente gratuito que utiliza chips de baixo custo e com menos dados.
Rafael Terra, professor de marketing digital da ESPM, acredita que a China está entrando forte no jogo da inteligência artificial com a DeepSeek, plataforma que promete competir com ChatGPT e Gemini. Segundo o professor, o diferencial da ferramenta é justamente ela ser 100% gratuita, além de eficiente e com foco em código aberto.
No entanto, há o questionamento sobre o impacto no mercado de marketing e criação de conteúdo. O professor da ESPM afirma que a DeepSeek surpreendeu na capacidade de buscar informações de forma estruturada e a tendência de ser mais objetiva do que as IAs ocidentais. “Ela é direta ao ponto, opina quando você pede e não te deixa sem uma resposta, inclusive sobre temas sensíveis”, afirma Terra.
Rafael lista 10 formas de usar a DeepSeek no Marketing. Confira:
- Avaliar sua atuação nas redes sociais. Coloque a imagem e espere a avaliação
- Adaptar conteúdos para diferentes culturas e mercados
- Gerar ideias de anúncios com base em dados de performance
- Criar FAQs automatizadas para empresas
- Testar headlines persuasivas para e-mails e landing pages
- Produzir resumos de relatórios de tráfego pago
- Criar scripts de vídeos e podcasts
- Melhorar a copy de produtos para e-commerce
- Gerar insights para SEO com base em buscas da China
- Criar automações para atendimento ao cliente
Terra afirma que ela ainda não é perfeita para copywriting emocional, mas pode economizar muito tempo em estratégias de marketing digital. Além disso, ele acredita que esse tipo de inteligência artificial pode trazer tendências como:
- Automação ainda mais rápida na criação de conteúdo
- IAs especializadas para nichos e setores específicos
- Competição real entre China e EUA no domínio da IA
- Mais IA de código aberto, reduzindo dependência de Big Techs
- Acesso mais barato a tecnologias avançadas