Sancor Seguros

15 de setembro é Dia do Cliente e pesquisa revela: 6 em cada 8 brasileiros deixam lojas satisfeitos

15 de setembro é Dia do Cliente e pesquisa revela: 6 em cada 8 brasileiros deixam lojas satisfeitos / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Indicadores como o Índice Nacional de Satisfação do Varejo mostram relações de compra e venda bem sucedidas, resultado de um movimento de busca por significados e propósitos na arte de vender, avalia estrategista, autor de livro sobre o tema

No dia 15 de setembro, quando se comemora o Dia do Cliente, o mercado brasileiro tem motivos para celebrar. Afinal, em um cenário no qual o consumidor está cada vez mais informado, crítico e consciente de seus direitos, a maioria ainda sai satisfeita das lojas — físicas ou virtuais.

De acordo com o Índice Nacional de Satisfação do Varejo (INSV), levantamento realizado pela Inroots em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), mais de três quartos dos brasileiros (76,15%) que fizeram compras em julho afirmaram estar contentes com sua experiência. Ou seja: seis em cada oito consumidores aprovaram a relação de compra e venda mantida com a empresa vendedora.

Em alguns segmentos do varejo, a satisfação é ainda maior: no de óticas, joias, bijuterias, bolsas e acessórios, o índice chegou a 91%. Ou seja, muito perto da unanimidade. Há outros igualmente acima da média geral, como o de roupas, calçados e artigos esportivos; livrarias e papelarias; artigos do lar e mercadorias em geral.

Segundo o estrategista em vendas Rafael Mendes, há um movimento em curso no mercado pela busca do “match” perfeito entre empresas e clientes. Isso significa que, de parte de quem vende, não basta vender por vender. Mais do que quantidade, é uma relação que exige qualidade.

“As empresas estão buscando entender o que seu cliente deseja. O que ele pensa, o que valoriza. Tudo para oferecer um produto ou serviço alinhado com esse comportamento mais exigente, com esses anseios”, avalia o especialista.

Mas, na prática, como isso se realiza? Para o estrategista, quem tem a missão de se aproximar do cliente e abrir caminhos para o “match” precisa identificar significados e propósitos da arte da venda. Está aí o xis da questão.

Rafael Mendes enfatiza: “Quando começa a enxergar isso, o vendedor entende a real importância do que tem a oferecer ao cliente. Entende que sua tarefa não é só ‘fechar negócio’. É entregar valor, é ajudar o cliente, que percebe, sente. Isso gera satisfação e confiança na relação”.

O especialista recorre ao Estoicismo, corrente filosófica da Grécia Antiga, para sustentar sua argumentação: “A filosofia estoica trata justamente disso: da busca por um propósito, pela virtude, pela felicidade. Ela ensina muito a nós, profissionais de venda, que costumamos viver na pressão por resultados”.

Fruto dos estudos que vem fazendo sobre elos entre o Estoicismo e a arte de vender, Rafael Mendes lançou recentemente o livro O Vendedor Estoico, pela Alta Books. A obra tem coautoria do também empresário Mamá Brito, fundador da Fight Music Show, responsável por eventos que revolucionaram o mercado de pay-per-view no Brasil, como a histórica luta entre Popó e Bambam.

O Vendedor Estoico reflete, em boa medida, a história de superação do próprio Rafael Mendes. História essa que é transformada em instrumento para inspirar “quem quer crescer na vida e nos negócios sem abrir mão de um propósito”, nas palavras do próprio escritor. Ele é autor também de Seja Visto e Lembrado, livro que traz dicas sobre posicionamento e influência no ambiente corporativo.

Como empreendedor, Rafael Mendes é fundador e CEO da RP Trader, hub de soluções em vendas B2B com sede em Curitiba. A empresa atende clientes de todo o país com um time de 60 colaboradores. É também professor e curador de conteúdo na Conquer, aceleradora de crescimento profissional do Grupo Wise Up, e colunista do GazzConecta.

Total
0
Shares
Anterior
Quem se planeja para a Copa do Mundo 2026 precisa considerar o seguro viagem
people at the bleachers of the stadium

Quem se planeja para a Copa do Mundo 2026 precisa considerar o seguro viagem

Custos médicos na América do Norte são extremamente altos; Um simples

Próximo
Porto Alegre receberá o XXVI Congresso Brasileiro de Economia
Porto Alegre receberá o XXVI Congresso Brasileiro de Economia / Foto: Freepik

Porto Alegre receberá o XXVI Congresso Brasileiro de Economia

Evento acontecerá nos dias 06 a 10 de outubro e abordará os desafios do

Veja também