Pesquisa C6 Bank/Ipsos-Ipec mostra que, apesar de pouco mais da metade das pessoas de classes mais altas ter cartão que acumula pontos, só uma em cada quatro usa o benefício
Ter cartão de crédito que acumule pontos é uma realidade para pouco mais da metade dos brasileiros das classes A e B. Uma pesquisa encomendada pelo C6 Bank à Ipsos-Ipec para entender o comportamento dos consumidores mostrou que 54% dos entrevistados têm cartão de crédito/débito que acumula pontos ou milhas. Nem todos eles, no entanto, fazem uso desse benefício. Entre os respondentes desse grupo, um em cada quatro não gasta seus pontos – seja porque eles expiram ou nunca são suficientes para trocar por algum benefício, seja por não saber como usar o benefício ou não lembrar que ele existe.
Entre os brasileiros que usam os pontos, 50% trocam por produtos, serviços e passagens aéreas e 32% optam pelo cashback (dinheiro na conta). Por outro lado, 17% transferem seus pontos para outros programas de fidelidade e 8% costumam vendê-los.
A pesquisa também quis saber quais são os planos para viagem considerando os próximos meses ou o próximo ano. A maior parte (44%) respondeu que pretende viajar apenas dentro do Brasil, enquanto só 7% planejam viajar apenas para o exterior. A parcela dos que planejam viajar tanto dentro quanto fora do Brasil corresponde a 27%. O restante não planeja viajar (11%) ou ainda não sabe (12%).
A pesquisa C6 Bank/Ipsos-Ipec ouviu, de forma online, 1.000 brasileiros a partir de 16 anos de idade das classes A e B de todas as regiões do Brasil, entre os dias 16 e 23 de julho de 2025. A margem de erro é de três pontos percentuais.