2º Fórum IRB(P&D) debaterá transferência de riscos e inovação

/ Divulgação

Evento reunirá representantes do mercado de seguros e resseguros, do setor público e especialistas do Brasil e do exterior em agosto, no Rio

O IRB(P&D), área do IRB(Re) com dedicação exclusiva à pesquisa e ao desenvolvimento, promove no dia 6 de agosto, no Rio de Janeiro, o 2º Fórum IRB(P&D). Com o tema “Transferência de riscos: estratégias e inovações”, o evento reunirá representantes do mercado de seguros e resseguros, do setor público e especialistas do Brasil e do exterior.

“Mais uma vez, o fórum permitirá a troca de ideias e o debate entre lideranças dos setores públicos e privados. Essa cooperação é importante para buscar soluções que atendam à sociedade. Temas complexos, como as mudanças climáticas e a transferência de riscos, exigem uma atenção e dedicação. São temas que geram um grande desafio. O conhecimento é fundamental para a correta transferência de riscos. E sem transferência de riscos, o desenvolvimento econômico do nosso país fica limitado”, afirma Marcos Falcão, CEO do IRB(Re).

Marcos Falcão: ‘Conhecimento é fundamental para correta transferência de riscos’
Marcos Falcão: ‘Conhecimento é fundamental para correta transferência de riscos’

“No ano passado, no 1° Fórum IRB(P&D), o foco esteve em riscos climáticos e desastres naturais. Em 2025, a agenda continua contemplando a avaliação de riscos climáticos, mas se expande para incluir inovações e novos mecanismos de transferência de risco, como, por exemplo, as aplicações de inteligência artificial na precificação e na análise de seguros e resseguros. Queremos discutir caminhos para oferecer proteção mais ampla, sem perder de vista a centralidade da questão climática”, explica Eduarda de La Rocque, diretora de Controles Internos, Riscos e Conformidade do IRB(Re), responsável pelo IRB(P&D).

Pelo segundo ano consecutivo, o fórum conta com o apoio da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Dyogo Oliveira, presidente da entidade, destaca a importância de os diferentes setores compartilharem suas visões: “Ao reunir temas como inovação, inteligência artificial e resiliência frente aos eventos extremos, o 2º Fórum contribui de forma concreta para o fortalecimento do mercado de seguros como agente estratégico de sustentabilidade e estabilidade econômica. Debater riscos e propor caminhos é o que nos permite transformar incertezas em oportunidades”.

Dyogo Oliveira: ‘Fórum contribui para fortalecimento do mercado de seguros’
Dyogo Oliveira: ‘Fórum contribui para fortalecimento do mercado de seguros’

Aberto apenas para convidados, o 2º Fórum IRB(P&D) reunirá nomes como Frederik Bisbjerg, vice-presidente do eData Information; Simon Solvsten, Centro Europeu de Estudos em Risco e Resiliência da Universidade do Sul da Dinamarca; Stuart Calam, líder de pesquisa em Riscos Tecnológicos da WTW Research Network; Stéphane Loisel, titular da Cátedra em Ciências Atuariais e Riscos da CNAM Paris/Lirsa; e Anderson Ribeiro Correia, presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Haverá ainda a participação de representantes da CNseg, Susep, Ministério da Fazenda, Banco Mundial, BID, Bradesco Seguros, Brasilseg, Tokio Marine e Pottencial Seguros, entre outras instituições e empresas.

Total
0
Shares
Anterior
Como os empresários brasileiros nos EUA devem se posicionar diante as políticas de imigração de Trump
Fernanda Spanner, CEO da Spanner Consulting.

Como os empresários brasileiros nos EUA devem se posicionar diante as políticas de imigração de Trump

As recentes políticas em relação a outros países, de imigração e tributação

Próximo
CBYK anuncia Érica Carbone como nova Head of Marketing Services (Business Unit)
Foto: Divulgação

CBYK anuncia Érica Carbone como nova Head of Marketing Services (Business Unit)

 Executiva assume área estratégica com foco em integração de serviços,

Veja também