Bradesco Seguros

3 formas de inovar no setor segurador com Inteligência Artificial

Sócios IARIS, Igor Lucena, Fábio Falcão, Erick Vagner/ Foto: Divulgação
Sócios IARIS, Igor Lucena, Fábio Falcão, Erick Vagner/ Foto: Divulgação

Estudo estima que o uso de inteligência artificial no mercado de seguros crescerá a uma taxa composta anual de 33% na próxima década

O mercado segurador é, sem dúvidas, reconhecido como um dos mais tradicionais da economia. Nada, entretanto, o impede de ter um pouco de inovação. E, neste sentido, a inteligência artificial chega para auxiliar na jornada das empresas do ramo e, por muitas vezes, otimizar tarefas ou aumentar a segurança nos processos. Uma pesquisa realizada pela Bloomberg projeta que o mercado de Inteligência Artificial Generativa (GenAI) atingirá um valor de $1,3 trilhão na próxima década, enquanto a Precedence Research estima que o GenAI no mercado de seguros crescerá a uma taxa composta anual de 33,11% no mesmo período.

“Um dos primeiros passos para se adaptar à IA é definir como investir recursos e tempo de seus profissionais na avaliação e adoção de soluções de inteligência artificial. As empresas do mercado de seguros precisam estar cientes das últimas tendências e avanços na área e investir em soluções tecnológicas que possam ajudá-las a melhorar a eficiência e a qualidade do serviço”, informa Fábio Falcão, CEO da IARIS, startup especializada no desenvolvimento de produtos de inteligência artificial

O especialista listou três possibilidades de como inserir a IA no mercado segurador de maneira segura e que garanta a praticidade às empresas.

1 – Análise de Risco Aprimorada

Com algoritmos avançados, as seguradoras podem avaliar riscos com maior precisão, levando em conta uma variedade de variáveis em tempo real, como condições meteorológicas, dados demográficos, histórico de sinistros e até mesmo informações de redes sociais. Isso leva a precificação mais precisas e personalizadas para os segurados.

2 – Atendimento ao Cliente Inteligente

Chatbots e assistentes virtuais baseados em IA podem ser integrados aos sistemas de atendimento ao cliente das seguradoras. Eles podem fornecer suporte 24 horas por dia, 7 dias por semana, responder a perguntas frequentes, auxiliar na compra de seguros e até mesmo guiar os clientes durante o processo de sinistros, agilizando e melhorando a experiência do cliente.

3 – Detecção e Prevenção de Fraudes

A IA pode ser utilizada ainda para identificar padrões suspeitos e detectar fraudes de forma mais eficiente. Algoritmos de machine learning podem analisar grandes volumes de dados em tempo real para identificar comportamentos fraudulentos, como declarações inconsistentes, atividades suspeitas e padrões incomuns de sinistros. Isso ajuda as seguradoras a reduzir perdas financeiras e manter a integridade de seus serviços.

Como exemplo de um produto que pode ser utilizado em conjunto com a IA temos um produto da IARIS o EasyInspection Danos e Avarias. O produto conta com uma plataforma que, com metadados de imagens, é capaz de emitir um laudo em até 5 segundos do automóvel que está sendo avaliado. Em comparação com vistorias realizadas por meio de componente humano, seria necessário minutos ou horas para conseguir chegar a um laudo definitivo.

Total
0
Shares
Anterior
Zurich Recicla vence premiação internacional
Jason Sampaio, diretor de Sinistros de Afinidades da Seguradora Zurich segura o troféu em mãos / Foto: Divulgação

Zurich Recicla vence premiação internacional

Projeto que recicla resíduos decorrentes do acionamento do seguro nas linhas de

Próximo
Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor
Foto: SEO Galaxy / Unsplash

Novas regras de combate ao telemarketing abusivo entram em vigor

Douglas dos Santos Ribeiro, sócio do PG Advogados e especialista em Direito do

Veja também