Com 63% da população sem familiaridade com produtos financeiros, marcas investem em narrativas leves para descomplicar o tema
Mesmo com o tema em alta, a falta de familiaridade com o mercado financeiro ainda é grande. Segundo a 8ª edição do Raio X do Investidor Brasileiro, elaborado pela ANBIMA com Datafolha, seis em cada dez pessoas (63%) não sabem citar espontaneamente o nome de nenhum produto financeiro. Embora o assunto esteja cada vez mais presente nas conversas, o conhecimento prático sobre onde e como investir ainda é restrito a poucos.
Ao mesmo tempo, o cenário começa a mudar. A parcela de brasileiros que não vê vantagens em investir caiu de 14% em 2021 para 11% em 2024, e segurança e retorno financeiro despontam como as principais razões que motivam quem aplica o dinheiro. Sinal de que investir começa a ser percebido como sinônimo de estabilidade e conquista de objetivos.
Esse movimento revela um ponto de virada: as pessoas estão mais abertas a investir, mas ainda buscam referências que tornem o tema acessível e compreensível. É aí que entra o papel das marcas. Ao se colocarem como aliadas da educação financeira, elas facilitam o entendimento sobre o universo dos investimentos e aproximam o público de um novo olhar sobre o dinheiro.
Neste ano, quatro campanhas publicitárias apostaram nesta abordagem, mostrando que é possível falar de finanças com criatividade, empatia e, acima de tudo, gerar conexão. Confira:
1. ANBIMA – No Fundo Você Pode
Em junho deste ano, a ANBIMA lançou a campanha “No fundo você pode” com a proposta de aproximar os fundos de investimento da realidade dos brasileiros. O objetivo é ampliar o conhecimento da população sobre o produto, desmistificando a ideia de que os fundos são só para quem entende de finanças ou possui muito dinheiro para investir.
Com uma abordagem leve e inspiradora, a campanha aposta no conceito criativo da frase “No fundo você pode” para reforçar que investir em fundos pode ser um caminho viável para realizar sonhos, como comprar um carro, abrir um negócio, viajar, casar e até conquistar a independência financeira.
A campanha conta com veiculação nacional em múltiplos canais e formatos, incluindo TV aberta e a cabo, streaming, rádio, mídia OOH e redes sociais. Também foram realizadas parcerias com influenciadores, como o canal Porta dos Fundos, para ampliar o alcance e fortalecer a conexão com diferentes audiências.
2. Nomad – Fontes
Quando falta informação, muitos recorrem a rituais simbólicos, como jogar moedas em fontes. A campanha “Fontes” da Nomad brinca com essa crença para questionar o que aconteceria se, em vez de depositar esperança em um gesto, as pessoas investissem com clareza.
O filme retrata pessoas jogando moedas em fontes icônicas, atitude que tem forte apelo cultural e rende milhões anualmente para pontos turísticos. A partir daí, a marca questiona essa superstição e propõe uma possibilidade concreta para se ter dinheiro no exterior: investir em dólar.
Para quem deposita na sorte a possibilidade de ganhos futuros, a campanha mostra que há um caminho mais estratégico e possível.
3. Mercado Pago – Anitta Parada
Para quem já entendeu que dinheiro parado é prejuízo, a nova campanha do Mercado Pago gera conexão. A ação “Anitta Parada” transformou silêncio em mensagem, literalmente. Tudo começou com uma live misteriosa, em que a cantora Anitta permaneceu em silêncio por 30 minutos, apenas folheando um livro diante de milhares de espectadores curiosos.
Horas depois, a marca revelou o conceito: “Chamar Anitta para ficar parada é desperdício. Deixar seu dinheiro em conta que não rende também é”. A metáfora colocou o tema da rentabilidade no centro da conversa, que viralizou nas redes sociais.
De acordo com uma pesquisa do Mercado Pago, feita com 24 mil entrevistados em todo o país, 52% dos usuários já consideram o rendimento do CDI mais atrativo do que a poupança, citada por apenas 28% dos respondentes. A campanha, portanto, incentiva decisões mais conscientes sobre onde investir o dinheiro.
4. B3 + Tesouro – O investimento que todo brasileiro entende
A B3 e a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) lançaram a campanha “O investimento que todo brasileiro entende” para popularizar o Tesouro Direto e reforçar a ideia de que investir pode ser simples, seguro e acessível.
A iniciativa é estrelada por Renata Sorrah, que recria o meme Nazaré Confusa para ilustrar, justamente, o oposto: que o Tesouro Direto é fácil de entender.
O filme, veiculado em TV aberta, mídia digital e redes sociais, usa a familiaridade da atriz com o público para traduzir, de forma simbólica, a clareza e a segurança do produto. O propósito da campanha é ampliar o número de investidores e consolidar o Tesouro Direto como uma porta de entrada para o investimento consciente e de longo prazo.
