47% das empresas citam redução de custos como principal razão para eletrificação de frotas, diz pesquisa da Edenred Ticket Log

Divulgação/ Edenred Ticket Log Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil.
Divulgação/ Edenred Ticket Log Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil.

Motivo também é citado por 54% das empresas que ainda pretendem iniciar a eletrificação de suas frotas nos próximos três anos

Uma pesquisa realizada pela Edenred Ticket Log, marca da Edenred Brasil, líder em soluções de mobilidade na América Latina, identificou que a redução de custos operacionais é um dos principais motivos para a adoção de veículos elétricos, sendo citada por 47% das empresas que já possuem veículos elétricos e por 54% das que pretendem adquiri-los nos próximos três anos. O levantamento da marca ouviu 300 gestores de frotas de empresas em todo o Brasil.

Os resultados da pesquisa mostram como os veículos elétricos podem proporcionar uma economia operacional a médio e longo prazo, sendo esse um dos principais atrativos para a eletrificação de frotas. “Essa economia é proporcionada tanto pela redução de custos com combustível quanto pela diminuição de despesas com manutenção. Isso porque, quando conectamos veículos elétricos a sistemas de telemetria avançada, é possível realizar uma análise em tempo real do desempenho e da eficiência, possibilitando a tomada de decisão para manutenções preditivas e uso eficiente da frota, além do baixo impacto ambiental” afirma  Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil.

A vantagem econômica do ponto de vista operacional, somada a outros benefícios, torna a transição para veículos elétricos uma decisão cada vez mais estratégica, não só para empresas, como para toda a sociedade.

Segundo Bruno Barbosa, outra vantagem que pode trazer economia são os incentivos fiscais que estimulam a adoção de carros elétricos e híbridos. “No Brasil, há uma série de benefícios e flexibilizações regulamentares, como redução de alíquotas do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e isenção total ou parcial de IPVA em diversos estados, como Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em 2025, São Paulo também isentou o tributo para veículos híbridos flex por dois anos”, completa.

Iniciativas da Edenred por uma mobilidade de baixo carbono

Contudo, mesmo com diversas vantagens e benefícios, a adoção de veículos elétricos no mercado brasileiro de transportes ainda enfrenta alguns desafios, vistos como obstáculos por muitas empresas. Nesse sentido, o Move for Good, iniciativa da Edenred para apoiar seus mais de 33 mil clientes de Mobilidade na transição para uma mobilidade de baixo carbono, atua como aliado para acelerar a eletrificação de frotas no País; com os pilares: Mensurar & Reduzir, Compensar & Preservar e Conscientizar, a iniciativa conecta empresas a soluções que combinam eficiência econômica e sustentabilidade.

Como complemento ao processo de fortalecimento da transição para a mobilidade elétrica, a Edenred anunciou em 2024 a aquisição da Spirii, uma plataforma global SaaS dinamarquesa, que oferece soluções de gerenciamento de carregamento de veículos elétricos. A aquisição amplia o portfólio da empresa, oferecendo às companhias gestoras de frotas acesso a soluções para eletrificação, alinhadas ao compromisso da Edenred com inovação e sustentabilidade.

Total
0
Shares
Anterior
Redbelt Security lança BLACKOUT, simulação gamificada que testa a prontidão cibernética das empresas brasileiras
Eduardo Lopes, CEO Redbelt/ Foto: Divulgação

Redbelt Security lança BLACKOUT, simulação gamificada que testa a prontidão cibernética das empresas brasileiras

Novo produto, com desenvolvimento e dinâmica exclusivos, transforma planos de

Próximo
B3 dá curso gratuito de educação financeira para empreendedores das periferias de SP e RJ
Divulgação/B3

B3 dá curso gratuito de educação financeira para empreendedores das periferias de SP e RJ

Parceria entre a bolsa, a Boogie Naipe e a Planejar terá terceira edição em 2026

Veja também