Especialista da Pipefy explica que Inteligência Artificial capacita empresas do setor a analisar grandes volumes de dados em tempo real, automatizar tarefas repetitivas, reduzir fraudes e oferecer suporte mais personalizado
Assim como os setores financeiro, de recursos humanos e de atendimento ao cliente, o mercado de seguros passa por uma transformação acelerada, impulsionada pelo desenvolvimento e integração da Inteligência Artificial. Segundo o especialista Luiz Siqueira, Gerente de Estratégia da plataforma de IA e gerenciamento de processos Pipefy, todo esse entusiasmo está centrado no aprendizado de máquina característico da IA, que a torna capaz de entender conjuntos de dados extensos para reconhecer padrões, resolver chamados e tomar decisões de forma autônoma, sem programação específica para cada tarefa.
“Em um ambiente competitivo e altamente regulamentado como o setor de seguros, contar com tecnologia de ponta não é só mais uma opção, mas tornou-se vital para garantir a eficiência operacional, rapidez no atendimento e personalização no relacionamento com o cliente. Esses pontos fazem toda a diferença na fidelização do cliente. A Inteligência Artificial, em especial a sua fase atual com os agentes de IA, já provou a sua capacidade de mudar profundamente a forma como os processos são realizados para seguradoras e corretoras, inaugurando uma abordagem mais proativa de prever e prevenir decisões”, explica Siqueira.
Como exemplo, a Pipefy possui mais de 150 AI Agents — solução que automatiza tarefas, faz escolhas e interage com o ambiente empresarial de forma independente — presentes em cerca de 100 corretoras e seguradoras. Até o momento, a tecnologia já otimizou mais de mil processos em operações do segmento.
Levando em conta a atuação, Siqueira listou cinco atividades do setor de seguros que podem ser automatizadas com IA:
1 – Cotação e simulação de seguros
A etapa inicial da jornada do cliente é um grande diferencial competitivo para as corretoras e seguradoras que utilizam IA. Essa atividade pode ser realizada por meio de chatbots e assistentes virtuais, com ferramentas baseadas em IA que respondem dúvidas, identificam e sugerem recomendações de cotação e proteção que atendem às preferências dos clientes, reduzindo o tempo de resposta e melhorando a experiência do usuário.
2 – Contratação e emissão de apólices
O processo de contratação de um seguro, mesmo sendo uma atividade burocrática, pode se tornar mais simples através de uma automação inteligente. A análise de documentos por IA conta com o auxílio de plataformas de seguro digital que utilizam OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) para processar documentos automaticamente, agilizando a validação de informações.
Os processos de aprovação também são automatizados, onde a IA pode identificar padrões e validar dados de clientes, reduzindo a necessidade de análise manual e acelerando a emissão de apólices.
3 – Atendimento ao cliente e suporte personalizado
A IA proporciona um atendimento rápido, eficiente e personalizado, elevando a satisfação dos clientes. Para isso, ela usa assistentes virtuais inteligentes que atendem clientes 24/7, tiram dúvidas e realizam serviços simples, como atualização de dados ou consulta de apólices.
Outro diferencial está na análise de sentimento e feedbacks, considerando que a IA interpreta mensagens e retornos dos clientes para melhorar os serviços disponibilizados e detectar problemas antes que se tornem críticos.
4 – Sinistros e processos de reembolso
A resolução de sinistros costuma ser uma das etapas mais demoradas no setor de seguros, mas a IA pode reduzir significativamente esse tempo com processamento automático. Isso é possível já que a tecnologia cruza informações, analisa documentos e imagens e estima o cálculo de danos automaticamente, acelerando a liberação de indenizações.
Além disso, destaque para a detecção de golpes, utilizando algoritmos avançados que identificam padrões suspeitos e previnem fraudes antes mesmo da aprovação de um sinistro.
5 – Coleta, parametrização e análise de dados em tempo real
Os agentes de IA atuantes no setor de seguros oferecem uma vantagem estratégica no uso de informações. Cada interação é uma fonte valiosa de dados que pode ser analisada para melhorar produtos, serviços e processos internos.
Ao comparar dados de atendimento com informações de comportamento e feedbacks, as seguradoras identificam gargalos, sugerem upsells e até adaptam suas estratégias de precificação.
“O mercado de seguros oferece várias possibilidades de automações com IA e os AI Agents são as soluções que estão guiando essas empresas. Em pouco tempo, ter IA integrada aos negócios, seja cotando seguros automaticamente ou dando andamento em processos de reembolso, vai ser tão fundamental quanto enviar um e-mail a um colega de trabalho”, finaliza Siqueira.