As decisões de um líder têm um efeito cascata, moldando a liderança dos gestores, o engajamento dos funcionários e, em última instância, os resultados da empresa. Mas o que diferencia um líder realmente excepcional? Quais são os sinais de que ele está guiando a organização para o sucesso?
Dr. Ryne Sherman, Chief Science Officer da Hogan Assessments, líder em insights de personalidade para o mundo corporativo e desenvolvimento de liderança, que trabalha com 75% das empresas da Fortune 500, revela os comportamentos que grandes líderes devem evitar. De acordo com Dr. Sherman, apesar da diversidade de estilos de liderança entre líderes bem-sucedidos, existem cinco comportamentos que eles precisam evitar para garantir uma cultura corporativa saudável e o sucesso da empresa, especialmente em 2025, um ano de desafios e novas oportunidades no ambiente corporativo.
- Perder-se em detalhes: Grandes líderes não fazem microgerenciamento. Eles confiam em suas equipes para lidar com os detalhes, mantendo o foco na supervisão estratégica e nas metas de longo prazo. Líderes de sucesso entendem que gastar muito tempo em questões operacionais pode desviar o foco das decisões mais importantes que afetam o futuro da empresa.
- Manter decisões ruins: Líderes eficazes são flexíveis e dispostos a mudar de rumo quando uma decisão não está funcionando. Eles aprendem com os erros e ajustam suas estratégias conforme necessário. Ser teimoso pode custar caro à empresa, tanto financeiramente quanto em termos de moral da equipe.
- Comprometer a integridade: A integridade é essencial para construir confiança e respeito. Grandes líderes nunca comprometem seus padrões éticos ou se envolvem em práticas duvidosas, pois não arriscam danos à reputação da empresa, nem minam a confiança interna e externa. Segundo a Hogan Assessments, os principais compromissos de um líder são honestidade e transparência, garantindo uma equipe leal e motivada.
- Perder a compostura sob pressão: Os melhores líderes mantêm a calma e a compostura em tempos difíceis. Eles equilibram a tomada de decisões racionais com empatia. A habilidade de manter a calma sob pressão é crítica, pois seu comportamento influencia toda a organização, especialmente em tempos de crise ou mudanças rápidas, como se espera em 2025.
- Tornar-se excessivamente dependente da aprovação: Líderes excepcionais tomam decisões com base em sua visão, não na busca de aprovação. Eles são confiantes e dispostos a enfrentar críticas se isso significar direcionar a empresa para o sucesso. Líderes que buscam constantemente aprovação podem acabar tomando decisões que agradam a todos, mas que não são as melhores para a empresa a longo prazo.