Bradesco Seguros

5 dicas infalíveis para aumentar a performance do seu celular

5 dicas infalíveis para aumentar a performance do seu celular / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Recupere a agilidade no seu aparelho sem precisar trocá-lo

Os smartphones se tornaram uma extensão essencial de nossas vidas, mas, com o uso constante, é comum que seu desempenho diminua com o tempo. Se você já ficou irritado ao utilizar seu aparelho e vê-lo travar depois de tentar abrir um aplicativo, isso pode ser um sinal de que precisa trocá-lo.

Se você já utiliza um aparelho potente, como o Samsung A15, sabe como a tecnologia pode facilitar o dia a dia. No entanto, mesmo dispositivos de alto desempenho podem se beneficiar de ajustes simples. Por isso, antes de investir em um novo smartphone, confira cinco dicas para otimizar ainda mais o desempenho do seu aparelho, sem gastar nada.

Limpe o cache

Por incrível que pareça, a maior parte dos problemas de lentidão no seu telefone são causados por essas cinco letras: cache. Essa é uma área de armazenamento temporário que guarda arquivos e informações de sites visitados anteriormente.

O cache pode ser útil para acelerar o tempo de carregamento da página. No entanto, quando ele acumula muitos dados, pode interferir no desempenho do seu telefone e deixá-lo mais lento em outras funções.

Por isso, se você notar perda de desempenho do seu celular, limpe os dados de cache do navegador e também dos aplicativos. Mas não se restrinja a eles: apague outros arquivos que podem contribuir para aumentar a lentidão do sistema.

Livre-se de arquivos desnecessários

Se você tem muitos arquivos guardados direto na memória de armazenamento do seu telefone, como fotos, vídeos e músicas, isso também pode deixá-lo mais lento. À medida que a memória do aparelho fica perto de encher, o celular pode travar, reiniciar sozinho ou fechar aplicativos repentinamente.

Nesse caso, faça uma varredura das suas fotos e procure encontrar e apagar arquivos que possam estar ocupando excesso de espaço, como:

  • Fotos e vídeos duplicados;
  • Arquivos muito pesados (acima de 100 MB);
  • Trabalhos ou vídeos editados que você não precisa mais.

Delete os arquivos desnecessários e veja se o desempenho do seu celular melhorou. Caso não possa apagá-los, você pode guardar esses arquivos num SSD externo, cartão de memória (se o seu celular for compatível) ou até comprar espaço para armazenar os arquivos na nuvem.

Otimize seus aplicativos

Sabe aquele aplicativo de edição de fotos que você usou apenas uma vez e depois nunca mais abriu? Mesmo sem uso, ele continua ocupando espaço no seu aparelho, o que pode comprometer a memória e o desempenho.

Por isso, faça uma “geral” no seu celular e procure apagar aplicativos que você não usa pelo menos há seis meses. Dê prioridade aos apps que ocupam muito espaço (mais de 100 MB), pois são os que mais consomem memória e afetam a rapidez do seu aparelho.

Use as versões “Lite” dos aplicativos

No caso dos apps que você precisa usar e que ocupam muito espaço, verifique na loja de aplicativos do seu celular (Play Store ou App Store) se o app em questão não possui versão “Lite”, isto é, uma variante bem mais leve.

Esse formato de aplicativo é mais “leve” do que os tradicionais, pois ocupa menos espaço da memória. Além disso, eles também consomem menos energia e servem como uma forma de economizar a bateria do aparelho — algo muito útil caso você também esteja enfrentando problemas com a bateria.

Aplicativos como o Facebook, Instagram e YouTube, que exigem muito do aparelho, têm versões Lite. Use-as e veja o desempenho do seu smartphone melhorar.

Desative as animações

Todos os smartphones modernos vêm de fábrica com animações, efeitos visuais que melhoram a estética do aparelho. Mas esses efeitos também deixam o sistema mais lento, e você pode desativá-los para aumentar a velocidade e o desempenho do celular.

Essas funções envolvem transparências e movimentos de tela e não causam prejuízo visual no uso do seu aparelho. No iOS, você pode desativá-las na parte de “acessibilidade” das configurações gerais do seu aparelho, enquanto que, no Android, é possível fazer isso nas “opções para desenvolvedor” do sistema.

Desative o segundo plano

Apps em segundo plano são aplicativos que começam a funcionar mesmo quando não estão abertos no primeiro plano. Ou seja, eles seguem enviando notificações ou utilizando recursos do aparelho mesmo sem você estar usando os apps.

Eles podem enviar notificações, receber informações, atualizar-se constantemente, usar a localização GPS, entre outros. Muitos apps precisam fazer isso para manter sua otimização, mas outros não, e o excesso desses apps em segundo plano também deixa o celular mais lento.

Nas configurações do seu aparelho, você pode verificar quais os apps estão consumindo mais memória e energia com atualizações em segundo plano. Caso não seja necessário mantê-los assim, basta desativar as atualizações, que só ocorrerão quando você abrir o aplicativo.

Esse método também vai melhorar a performance do seu aparelho, que poderá destinar mais energia para os aplicativos que você realmente for utilizar.

Total
0
Shares
Anterior
Responsável pela morte do ator Paul Teal, tumor neuroendócrino é um tipo raro de câncer de pâncreas
Instituto Ronald McDonald celebra 24 anos de atuação no Brasil promovendo a cura de crianças e adolescentes com câncer / Foto: National Cancer Institute / Unsplash Images

Responsável pela morte do ator Paul Teal, tumor neuroendócrino é um tipo raro de câncer de pâncreas

Câncer de pâncreas neuroendócrino é mais comum na sexta década de vida, mas pode

Próximo
Camara-e.net e ENS promovem workshop de Open Insurance para jornalistas
Open Insurance começa a ser utilizado para disponibilizar informações públicas do setor / Foto: Freepik

Camara-e.net e ENS promovem workshop de Open Insurance para jornalistas

A Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e

Veja também