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5 dicas para empreender com pouco dinheiro

5 dicas para empreender com pouco dinheiro/ Foto: Freepik
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Estratégias simples podem garantir o êxito profissional, mesmo com algumas limitações financeiras

Abrir um negócio não necessariamente requer um grande investimento financeiro. Com determinação e um plano bem elaborado, é possível colocar sua ideia em prática mesmo com recursos limitados.

Em 2017, um estudo da MindMiners, em colaboração com o PayPal, indicou que dois terços dos brasileiros (66%) desejavam abrir a própria empresa para ter mais liberdade e autonomia. 

O CEO da Pizza Supreme, Jonatan Alencar (26), é um exemplo disso. Após explorar diversos setores do varejo, o jovem decidiu se aventurar no mundo da gastronomia, lançando a Pizza Supreme, um serviço de entrega de pizzas na Bahia.

“Iniciamos as atividades em 2021 com apenas R$20 mil. Com planejamento e muito esforço, encerramos o ano com um faturamento de R$3 milhões”, relata o CEO da empresa.

Se você deseja seguir os passos de profissionais como o Jonatan e alavancar sua carreira, aqui estão cinco dicas para empreender com pouco dinheiro:

  • Defina objetivos e metas 

Estabelecer metas claras é essencial em todas as etapas do empreendimento. Por isso, o ideal é que você defina objetivos de curto, médio e longo prazo para avaliar o progresso e fazer ajustes conforme necessário. Isso manterá seu foco e motivação, mesmo quando os recursos forem escassos. 

  • Elabore um plano de negócios

O ponto de partida para converter sua ideia em uma operação bem sucedida é criar um plano de negócios devidamente estruturado. Este documento servirá como um guia detalhado das suas metas e projeções financeiras. Desse modo, um plano bem delineado pode atrair investidores, financiamento e alianças estratégicas. Lembre-se de que ele deve ser flexível para se adaptar às mudanças do mercado.

  • Conheça seu público-alvo

Entender profundamente seu público é fundamental para expandir o seu negócio. Realize pesquisas de mercado, identifique as necessidades e preferências dos consumidores e ajuste seus produtos ou serviços de acordo com essas informações. Mesmo com um orçamento limitado, use ferramentas gratuitas para analisar e coletar dados. Assim, será possível adaptar sua estratégia com base no feedback da sua audiência.

  • Explore as redes sociais

As redes sociais favorecem a promoção da sua marca sem que você precise gastar muito. Crie perfis nas plataformas onde seu público-alvo está presente, compartilhe conteúdo relevante e interaja com seus seguidores. Isso não apenas aumentará sua visibilidade, mas também construirá uma base de leads leais, com grande potencial para serem prospectados. Uma boa sugestão é utilizar estratégias de marketing de conteúdo e publicidade direcionadas para maximizar o alcance das suas postagens.

Uma pesquisa da Stackla feita no pós-pandemia revelou que 79% dos compradores consideram importante a interação virtual das marcas com os clientes ao adquirir um produto. O estudo, que consistiu em questionários online, ouviu 2.042 pessoas. Além disso, os resultados indicam que a geração Z (18 a 25 anos) é a mais preocupada com a interação das empresas nas mídias sociais.

Sinônimo de case de sucesso, a presença nas redes é um diferencial expressivo da Pizza Supreme. “Nós investimos em campanhas para datas comemorativas, anúncios promocionais e também em interações nas redes sociais a fim de informar e satisfazer os nossos clientes”, conta Alencar. 

  • Forme parcerias estratégicas

Colaborar com outras empresas ou empreendedores é uma das maneiras de ampliar seus recursos e oportunidades. Por isso, busque parceiros que complementem seu negócio, compartilhando custos e conhecimento. 

Parcerias estratégicas geralmente envolvem: cooperação em marketing, distribuição ou desenvolvimento de produtos. Entre os principais benefícios dessas alianças, estão o incentivo à superação das limitações financeiras e a aceleração do crescimento profissional.

No caso de Jonatan, o iFood foi uma aposta certeira. “Atuando ao lado do iFood, alcançamos resultados expressivos – em 2023, a Pizza Supreme registra mais de nove mil pedidos mensais”, relata o dono da pizzaria.

Viu só? Transformar seu projeto em realidade, mesmo com recursos limitados, é um desafio, mas não é impossível. Com essas cinco dicas, você estará no caminho certo para o sucesso no mundo corporativo. Vale lembrar que a criatividade e a determinação são suas maiores aliadas nesse percurso, e a capacidade de se adaptar às mudanças é crucial para superar os obstáculos que surgirem no caminho.

Pizza Supreme

Fundada em 2021, a Pizza Supreme foi idealizada pelo empresário Jonatan Alencar e sua esposa e sócia, Lara Vecchi. A empresa opera no setor de alimentos, especializada na produção de pizzas, mas também oferece outros lanches, como hambúrgueres e massas, para satisfazer as mais variadas preferências. Até o ano de 2023, a Supreme já expandiu seus horizontes com quatro unidades estrategicamente localizadas na região metropolitana de Salvador – em Pituba, Paralela, Barra e Lauro de Freitas.

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