Confira artigo de Clóvis Souza, fundador e CEO da Giuliana Flores
A Black Friday movimenta o varejo físico e on-line em todo o Brasil. Este ano, a data será comemorada no dia 24 de novembro. A ação surgiu nos Estados Unidos e, por lá, acontece sempre depois do Dia de Ação de Graças, feriado bem tradicional para o povo norte-americano que, estrategicamente, abre a temporada de compras natalinas.
Diante disso, é importante se preparar não apenas para atender ao aumento na demanda e fidelizar o cliente, mas também para aproveitar a oportunidade de alavancar as vendas e aquecer os negócios. Veja algumas estratégias que podem ajudar:
1. Conheça a demanda
Fazer um estudo prévio de como foi a participação do seu negócio em anos anteriores ou em outras datas é importante para se planejar. Com isso, é possível identificar os produtos mais buscados, os itens que obtiveram mais sucesso, a tendência do momento e outras informações que vão auxiliar no planejamento.
2. On-line vinculado ao presencial
Fazer o cross entre os formatos de venda é fundamental para uma experiência completa ao cliente. Em todas as frentes, é necessário ter uma estratégia bem definida para cada target. E o mais importante: oferecer experiência de ponta a ponta ao consumidor, independentemente dos canais utilizados.
3. Investimento no estoque
O gasto com estoque deve ser visto como oportunidade e não endividamento. Atualmente, o mercado oferece soluções de crédito que permitem investir em produtos para essas datas com prazos mais longos e melhores taxas de pagamento, além de conectar o varejista a fornecedores conveniados.
4. Entrega eficiente
As marcas não somente precisam se importar antes e durante as vendas nesta época de descontos, mas também garantir a satisfação do cliente após a entrega do produto adquirido. Esse diferencial vai estimulá-lo a voltar ao site e comprar mais.
5. Prevenção de fraudes
É interessante adotar soluções de prevenção de