Em 2025, o CX será a tendência
De acordo com uma pesquisa da Bain & Company, elevar a taxa de retenção em 5% pode aumentar os lucros entre 25% e 95%. Além disso, para 73% dos entrevistados, a experiência do cliente foi um fator chave para influenciar suas decisões de compra, de acordo com estudo da PwC. Ou seja, o CX (Customer Experience) é a principal tendência em 2025.
5 dicas para melhorar a experiência do cliente em 2025
A dinamicidade do mundo dos negócios requer estratégias competitivas para se destacar. Entre as alternativas, aprimorar a experiência do cliente deve ser sempre o foco. Isso porque é a melhor maneira de fidelizar o público, impulsionar o progresso da empresa e aumentar os resultados positivos. Nesse cenário, Carlos H. Mencaci, CEO da Total IP, separou algumas dicas de como utilizar a tecnologia como a maior aliada. Veja:
1) Análise de dados: Use ferramentas de análise de dados para compreender melhor o comportamento e as preferências. “Temos soluções capazes de automatizar as ofertas, podendo ser enviadas por um mailling extenso de contatos”, comenta Mencaci.
2) Chatbots inteligentes: Essa é a melhor estratégia, porque eles funcionam 24 horas, em qualquer dia da semana. “Com os Robôs Dinâmicos da Total IP, é possível fornecer suporte instantâneo e personalizado, melhorando a experiência de atendimento ao cliente”, acrescenta.
3) Plataformas omnichannel: É fundamental estar presente em todos os canais de comunicação, interagindo com o público. Com a Total IP, o executivo pode integrar diferentes veículos, como redes sociais, e-mail e telefone, para proporcionar uma vivência consistente e sem interrupções, independentemente da escolha de quem está do outro lado da tela.
4) Feedback contínuo: Solicite feedback regular dos clientes. Inclusive, com o Robô Dinâmico de Pesquisa, é possível colher a opinião após cada ligação ativa. “Essas informações são valiosas para ajustar e melhorar constantemente os produtos oferecidos”, ressalta o CEO da Total IP.
5) Experiência mobile: Cada vez mais, o brasileiro passa seu tempo no celular. Por isso, é fundamental otimizar o site e aplicativos móveis para garantir sua interatividade e responsividade, facilitando a navegação e a conclusão de compras via smartphones.
Enfim, investir em modernidades com o objetivo de aprimorar a experiência do cliente não é um gasto, mas sim um investimento. Segundo a Harvard Business Review, consumidores satisfeitos gastam em média 140% se comparado com aqueles insatisfeitos. Ainda, 86% estão dispostos a pagar mais por uma vivência melhor, aponta a RightNow. Por isso, contar com o parceiro certo para decolar os negócios é a melhor estratégia.