De acordo com dados do Banco Central, o boleto bancário foi o sexto meio de pagamento mais utilizado pelos brasileiros no terceiro trimestre de 2024. Apesar do crescimento do Pix, que somou mais de 16,5 milhões de transações, os boletos bancários seguem sendo uma opção presente na vida dos brasileiros.
Por ser uma das práticas de pagamento mais comum no dia a dia dos consumidores e empresas, a modalidade tornou-se alvo de criminosos digitais, que acabam falsificando os boletos bancários.
Como funciona o golpe do boleto falso?
Criminosos alteram boletos legítimos, trocando o código de barras ou os dados do beneficiário, desviando o valor pago para contas fraudulentas. Os golpes podem ocorrer por meio de sites clonados, malwares instalados no computador do usuário ou por e-mails falsos com boletos falsificados.
Para ajudar na prevenção, a financeira de veículos Omni disponibiliza um validador de boletos e integra a Aliança Nacional de Combate a Fraudes Bancárias e Digitais, uma iniciativa que reúne empresas do setor financeiro para promover ações conjuntas de prevenção, conscientização e combate a crimes digitais. A parceria reforça a importância de tecnologias de verificação e educação do consumidor como ferramentas fundamentais na luta contra fraudes.
“Nosso objetivo é proteger o cliente com soluções acessíveis e eficientes. O validador de boletos da Omni é uma dessas iniciativas, pensada para garantir mais segurança nas transações”, destaca Heverton Peixoto, CEO da Omni&Co – ecossistema de soluções financeiras que oferece empréstimos e financiamentos de veículos para o público C, D e E.
O executivo compartilhou algumas dicas para não cair em golpes do falso boleto.
- Confira os dados do beneficiário:
Antes de efetuar o pagamento, verifique se o nome da empresa e o CNPJ correspondem ao do fornecedor ou instituição correta. - Desconfie de alterações no código de barras:
Se o boleto tiver aparência diferente do padrão da empresa ou um código de barras muito distinto dos anteriores, pare e confira. - Use validadores oficiais de boletos:
Sempre que possível, utilize o validador de boletos da Omni, disponível no site oficial. Ele verifica se o boleto é legítimo e se os dados estão corretos. - Evite acessar boletos por links ou e-mails suspeitos:
Dê preferência para acessar boletos diretamente pelo site oficial da empresa ou via aplicativo. Não clique em links de remetentes desconhecidos. - Mantenha seu antivírus atualizado:
Proteja seus dispositivos contra malwares que podem modificar boletos na hora da emissão ou visualização.
A utilização de ferramentas como o validador de boletos da Omni e a adoção de práticas seguras na internet são essenciais para proteger seu dinheiro e evitar golpes.