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5 dicas para quem deseja empreender

César Costa, Sócio-Diretor da Semente Negócios / Foto: Divulgação
César Costa, Sócio-Diretor da Semente Negócios / Foto: Divulgação

67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo

Segundo o relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Sebrae e pela Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque já tem um negócio, está fazendo algo para ter ou deseja começar a empreender nos próximos três anos.  Ser um bom empreendedor exige algumas habilidades essenciais que podem evoluir e manter o negócio ativo.

De acordo com César Costa, Sócio-Diretor da Semente Negócios, empresa que desenha soluções que valorizam a vida, o empreendedorismo é uma jornada desafiadora, mas também surpreendentemente gratificante. “É uma oportunidade de transformar suas paixões em um negócio de sucesso e impactar positivamente o mundo ao seu redor. Requer comprometimento e uma mentalidade resiliente. O primeiro passo é acreditar em si mesmo e na sua visão. Não tenha medo de falhar, pois os erros são apenas degraus para o sucesso. Aprenda com cada obstáculo e continue avançando. Além disso, é importante buscar orientação, aprender com os outros e estar disposto a se adaptar às mudanças do mercado”, enfatiza.

O empreendedor elencou 5 recomendações que podem auxiliar nesse processo

1) Questione e esteja disposto a aprender

Não siga cegamente a moda do empreendedorismo. Seja verdadeiro consigo mesmo e tente descobrir o que você realmente quer ser na vida.  Faça perguntas desafiadoras e questione o status quo, desafiando suposições e buscando entender as necessidades e problemas subjacentes do seu negócio.

Esteja disposto a estudar, o empreendedorismo é um processo de aprendizagem contínua. Esteja aberto a desenvolver com seus erros e acertos. Busque conhecimento constantemente, leia livros, faça cursos e acompanhe as últimas tendências em seu setor.

2) Observe as informações ao seu redor

Quando viramos a chave e decidimos que o caminho é o próprio negócio, nossa “antena” precisa passar a captar informações de diferentes formas. Pratique a habilidade de observar atentamente o mundo ao redor, identificando padrões, tendências emergentes e insights valiosos que podem levar a oportunidades de inovação.

3) Tenha criatividade

A criatividade é uma habilidade essencial para o empreendedorismo, pois impulsiona a inovação, a diferenciação e o sucesso nos negócios. Encorajar e nutrir a imaginação em sua jornada empreendedora pode levar a resultados extraordinários.

Para estimular a originalidade, é necessário sair da zona de conforto e explorar diferentes campos de conhecimento. Utilize a sua capacidade de fazer conexões entre ideias, conceitos e áreas aparentemente distintas, combinando diferentes conhecimentos e perspectivas para gerar novas soluções.

4) Faça networking

O networking é fundamental para qualquer empreendedor, ele permite conhecer pessoas influentes no setor e descobrir novas oportunidades de negócios. Construa e cultive uma rede de contatos diversificada, buscando interações com pessoas de diferentes áreas e experiências para obter novos insights, parcerias e oportunidades de colaboração.

Conectar-se com empreendedores especializados pode fornecer orientação valiosa. Procure mentores que possam compartilhar suas experiências e conhecimentos. Além disso, participe de eventos, conferências e grupos de networking

5) Experimentação

Tenha disposição para tentar coisas novas, correr riscos calculados e aprender com a experiência. Os inovadores estão abertos a experimentar e testar ideias, protótipos e abordagens diferentes, usando a aprendizagem resultante para iterar e aprimorar suas soluções.

“É necessário continuar aprimorando e inovando a solução oferecida. Não há mais espaço para parar de inovar. É fundamental, a partir de dados gerados com a utilização do produto, identificar todos os pontos de melhoria e novas necessidades para aprimorá-lo. É importante haver uma estratégia de produto muito clara – onde quer chegar? Quais mercados? Vai mudar o modelo de negócio? Além disso, identificar oportunidades de crescimento e expansão do negócio também é muito necessário”, finaliza César.

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