5 dicas para uma equipe forte e engajada

5 dicas para uma equipe forte e engajada / Foto: Annie Spratt / Unsplash Images
Foto: Annie Spratt / Unsplash Images

Confira artigo de Marcos Freitas, palestrante, escritor best-seller, Fundador do Grupo Seja Alta Performance

Quando os colaboradores têm um senso de propósito e se identificam com os valores da empresa, a retenção de talentos é favorecida, a produtividade aumenta e os resultados positivos se tornam mais frequentes. Construir e manter um time de peso requer esforço, estratégia e dedicação por parte dos líderes e gestores.

Marcos Freitas, palestrante, escritor best-seller, Fundador do Grupo Seja Alta Performance / Foto: Divulgação
Marcos Freitas, palestrante, escritor best-seller, Fundador do Grupo Seja Alta Performance / Foto: Divulgação

Nesse contexto, o ponto de partida é a cultura organizacional. Isso porque a missão, a visão e os valores servem como uma bússola que ajuda a empresa a identificar o que é importante e inegociável. Por isso, quando os valores são bem definidos e vivenciados, têm um impacto profundo na escolha da equipe e na organização. Dessa maneira, em vez de os gestores se adaptarem a cada indivíduo, as pessoas é que vão se sintonizar aos princípios da marca. Confira cinco formas de construir esses mandamentos da sua empresa:

Incentive a comunicação aberta

Uma comunicação aberta e transparente é fundamental para construir confiança. Estabeleça canais eficazes, como reuniões regulares de reforço de cultura, feedback construtivo e ações para que os funcionários se sintam ouvidos e valorizados. Além disso, crie uma política de clareza sobre o crescimento da empresa e de como as pessoas serão reconhecidas ao longo do processo. Isso favorece uma forte conexão e o alinhamento ao fit cultural.

Recompense o bom desempenho

Seguindo a toada do reconhecimento, celebrar publicamente o bom desempenho dos membros da equipe é uma poderosa ferramenta de engajamento. As recompensas, sejam financeiras ou não, também motivam e reforçam o compromisso de ambas as partes.

Encoraje a colaboração e autonomia

Incentivar a colaboração entre os membros da equipe promove a troca de experiências e aprendizados. Crie oportunidades para projetos colaborativos e promova um ambiente em que ideias possam ser debatidas livremente. Dar autonomia para executar atividades gera confiança e demonstra a valorização das hard e soft skills.

Ofereça oportunidades de desenvolvimento profissional

Investir no desenvolvimento profissional do time não apenas melhora as habilidades individuais, como também demonstra o compromisso da empresa com o crescimento de seus funcionários. Ofereça treinamentos, cursos, workshops e programas de mentoria.

Use a tecnologia para ajudar a avaliar pontos-chaves

Para conquistar uma equipe forte, engajada e produtiva é importante também monitorar e acompanhar a evolução das metas e dos indicadores de cada setor. Afinal, tudo o que pode ser medido tem mais condição de ser aperfeiçoado.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Bradesco Seguros oferece parcelamento em até 12 vezes sem juros no Seguro Auto
Eduardo Menezes, Superintendente Executivo de Produto Auto da Bradesco Seguros / Divulgação

Bradesco Seguros oferece parcelamento em até 12 vezes sem juros no Seguro Auto

Clientes que possuem cartão de crédito do Bradesco terão benefício em novas

Próximo
CORIS participa da ITIC, maior conferência do setor de seguro viagem
Juçara Serrano, Sócia-Diretora de Operações da Coris / Foto: Divulgação

CORIS participa da ITIC, maior conferência do setor de seguro viagem

Executivos da empresa têm mais de 100 reuniões agendadas para os quatro dias de

Veja também