5 especialistas destacam as principais discussões e tendências sobre IA no mercado

Foto por: Steve Johnson/ Unsplash Images
Foto por: Steve Johnson/ Unsplash Images

Com crescimento do uso da tecnologia no dia a dia das empresas, é preciso entender os desafios, aplicações e cuidados no uso da IA

A Inteligência Artificial vem transformando os conceitos de produtividade nas empresas brasileiras. Para ilustrar, dados da Abes (Associação Brasileira das Empresas de Software), mostram que quase 80% das companhias já usam alguma aplicação de IA em seu dia a dia. Em paralelo, dentro das que não a usam, 95% já tem a intenção de inseri-la em algum tipo de função no próximo ano.

É nesse cenário que, abaixo, 5 líderes indicam alguns dos principais desafios da utilização de IA para as empresas brasileiras.

Marcelo Clara, CTO da Quod

Marcelo Clara, CTO da Quod. Crédito da imagem Paulo Araújo- DIVULGAÇÃO
Marcelo Clara, CTO da Quod. Crédito da imagem Paulo Araújo- DIVULGAÇÃO

“A inteligência artificial não surgiu agora — ela já está presente em nosso dia a dia há anos. O que mudou é, principalmente, o aumento exponencial do poder computacional, a disponibilização de grandes volumes de dados e, claro, interfaces mais acessíveis e amigáveis para o usuário final. Hoje, qualquer um pode interagir com modelos avançados diretamente de seus smartphones. Acredito que há um grande potencial a ser explorado, mas é preciso responsabilidade: no ambiente de negócios, conteúdo não se gera de forma indiscriminada. Há contexto, compliance, LGPD, cibersegurança, estratégia e, principalmente, o real impacto e a geração de valor para o negócio e seus clientes”, Marcelo Clara, CTO da Quod, datatech que transforma dados em inteligência.

Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk

Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk. Crédito da imagem: DIVULGAÇÃO
Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk. Crédito da imagem: DIVULGAÇÃO

“Um dos principais desafios no uso da inteligência artificial está em garantir que ela seja realmente inclusiva. Muitas soluções são criadas sem considerar as necessidades de pessoas com deficiência, o que pode reforçar barreiras em vez de superá-las. Na Hand Talk, lidamos com o desafio constante de treinar a IA para respeitar as nuances da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é visual e tem uma estrutura completamente diferente do português. Isso exige dados de qualidade, representatividade e muito cuidado ético. Por isso, esse trabalho é feito de forma colaborativa, com participação ativa de pessoas surdas e linguistas especialistas, que orientam e validam cada etapa do processo. Para as empresas, o maior obstáculo talvez seja entender que acessibilidade não é um complemento — é uma parte essencial de qualquer solução tecnológica.”, explica Ronaldo Tenório, CEO e cofundador da Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para acessibilidade digital

Felipe Scherer, sócio-fundador da Innoscience

Felipe Ost Scherer, sócio-fundador da Innoscience
Felipe Ost Scherer, sócio-fundador da Innoscience

“Um dos maiores desafios para as empresas não é acessar a inteligência artificial, mas sim saber como usá-la estrategicamente. A IA, sozinha, não traz vantagem competitiva, pois ela está disponível para todos. O verdadeiro diferencial está em capacitar as pessoas para compreender, interpretar e aplicar a tecnologia no dia a dia. Sem letramento em IA, não há como extrair valor dos dados ou transformar operações. A força de trabalho não é um entrave, mas precisa estar preparada, porque é ela quem impulsiona a transformação”, enfatiza Felipe Ost Scherer, sócio-fundador da Innoscience, consultoria especializada em gestão da inovação.

Marcelo Becher, Product Marketing Lead da SoftExpert

Marcelo Becher, Product Marketing Lead da SoftExpert-min
Marcelo Becher, Product Marketing Lead da SoftExpert-min

A IA tem sido tendência desde 2022 e não está dando sinais de desacelerar: esse crescimento rápido está atraindo ainda mais investimentos para uma área que inclui desde produtos como ChatBots avançados para fornecer suporte e resolver problemas de clientes, até soluções que apoiam a prevenção de riscos e fraudes financeiras, ou que aumentam a velocidade e a segurança no desenvolvimento de novos medicamentos. “Para que a IA cumpra seu papel como aliada estratégica dos negócios, é fundamental que as empresas invistam não apenas em tecnologia, mas também em conhecimento, planejamento e, principalmente, em parcerias com fornecedores especializados que compreendem os desafios regulatórios e operacionais de setores complexos”, analisa o executivo da SoftExpert, multinacional especializada em soluções de software para conformidade, governança e excelência na gestão empresarial.

Antonio Duarte, CEO e cofundador da Nekt

Antonio Duarte, CEO e cofundador da Nekt _ Crédito: Francine Orso/ Reprodução Nekt
Antonio Duarte, CEO e cofundador da Nekt _ Crédito: Francine Orso/ Reprodução Nekt

“A inteligência artificial deixou de ser uma promessa futura e se tornou um recurso essencial para as empresas. Soluções com IA nativa estão democratizando o acesso a dados organizados, confiáveis e prontos para uso, permitindo decisões mais rápidas, inteligentes e precisas em negócios de todos os tamanhos. Essa tendência só deve se intensificar, com novas tecnologias agregando ainda mais valor ao processo. O resultado é mais do que ganho de eficiência: é uma vantagem competitiva real, com crescimento acessível e escalável”, afirma o profissional.

Total
0
Shares
Anterior
Positivo Servers & Solutions oferece soluções para economizar energia em data centers de alto desempenho potencializados por IA
macro photography of black circuit board

Positivo Servers & Solutions oferece soluções para economizar energia em data centers de alto desempenho potencializados por IA

Com foco na sustentabilidade, a fabricante oficial de soluções da Supermicro no

Próximo
Partners Group, Gama e Bradesco lançam primeiro fundo evergreen de private equity global com proteção cambial

Partners Group, Gama e Bradesco lançam primeiro fundo evergreen de private equity global com proteção cambial

Estruturação do produto é pioneira no mercado brasileiro e conta com o Bradesco

Veja também