MAWDY

5 habilidades tech que já definem quem vai liderar o mercado

a group of people standing next to each other
Photo by Robynne O on Unsplash

Thais Pianucci, diretora B2C da Alura, explica quais competências ganham força no mercado e como profissionais e instituições podem se preparar para formar talentos alinhados ao novo cenário digital

A automação acelerada e o avanço da inteligência artificial transformaram não apenas o mercado de trabalho, mas também o perfil de competências exigidas dos profissionais. Habilidades tecnológicas que antes eram restritas a áreas de TI hoje são pré-requisitos para qualquer carreira, inclusive em setores tradicionais, como Marketing, Financeiro e Recursos Humanos.

Segundo Thais Pianucci, diretora B2C da Alura, maior e mais completa escola online de tecnologia do país, as habilidades tecnológicas deixaram de ser um diferencial e se tornaram requisito básico. Isso exige de instituições de ensino, empresas e profissionais uma atualização constante de repertórios de aprendizado e prática.

A executiva aponta cinco habilidades que, na prática, já impactam todas as carreiras e devem se tornar ainda mais demandas entre 2026 e 2030:

  1. Letramento digital e em IA
    Compreender os conceitos básicos de tecnologias, algoritmos e inteligência artificial, assim como suas aplicações práticas, é fundamental para acompanhar o mercado.
  2. Pensamento computacional e raciocínio lógico
    Saber identificar padrões, abstrair e resolver  problemas, além de propor soluções de forma eficiente, são habilidades muito úteis  tanto para funções técnicas quanto para áreas administrativas, jurídicas, educacionais ou de gestão.
  3. Ser generalista para depois se tornar especialista
    Construir uma base de conhecimento generalista sólida permite maior adaptabilidade e entendimento das ferramentas digitais. Com essa base, o profissional consegue identificar em qual área se aprofundar posteriormente.
  4. Análise e interpretação de dados
    Tomar decisões orientadas por dados deixou de ser uma competência restrita a analistas. Entender indicadores e métricas é cada vez mais esperado de profissionais de qualquer área.
  5. Segurança digital e ética tecnológica
    Em tempos de IA generativa e vazamento de dados, compreender noções básicas de segurança e de boas práticas éticas é indispensável para proteger informações sensíveis e manter a credibilidade profissional.

“Hoje, a tecnologia deixou de ser responsabilidade exclusiva de áreas técnicas. Ela atravessa todos os setores e impacta diretamente a forma como trabalhamos, tomamos decisões e nos comunicamos. Quem não entende o básico sobre ferramentas digitais, dados e inteligência artificial corre o risco de ficar para trás”, afirma Thais.

A executiva ainda projeta que nos próximos três a cinco anos, as fronteiras entre tecnologia e outras áreas se tornarão ainda mais difusas. Profissionais precisarão ser cada vez mais críticos, multidisciplinares e adaptáveis. “A habilidade de transitar entre diferentes áreas e combinar conhecimentos diversos tem se tornado cada vez mais valorizada no mercado”, conclui.

Total
0
Shares
Anterior
Trânsito intenso eleva consumo de combustível e exige gestão eficiente das entregas de fim de ano
cars passing through north and south

Trânsito intenso eleva consumo de combustível e exige gestão eficiente das entregas de fim de ano

Aumento do fluxo de veículos entre a Black Friday e o Natal reforça a

Próximo
Explosão de golpes via Pix acende alerta para 2026: fraudes já causaram prejuízo de R$ 4,9 bilhões no Brasil
flat screen computer monitor displaying white and black screen

Explosão de golpes via Pix acende alerta para 2026: fraudes já causaram prejuízo de R$ 4,9 bilhões no Brasil

Segundo levantamento da ADDP, registraram-se cerca de 28 milhões de fraudes

Veja também