Europ Assistance Brasil

5 maneiras de como os bancos e suas tecnologias podem ajudar em tempos de incertezas

Marcus Dantas, gerente de Vendas de Soluções para América Latina na FIS / Foto: Divulgação
Marcus Dantas, gerente de Vendas de Soluções para América Latina na FIS / Foto: Divulgação

Confira artigo de Marcus Dantas, gerente de Vendas de Soluções para América Latina na FIS

Os bancos não podem definir a política monetária – seja na alta ou na baixa dos juros – mas podem ajudar os clientes a interpretá-la e a se protegerem contra incertezas futuras. Muitos bancos já fornecem ferramentas de gerenciamento financeiro pessoal e tecnologias modernas, que colaboram com o aumento da eficiência das pequenas empresas e dos clientes de varejo, aproveitando o poder da Inteligência Artificial (IA). Reforçando essa tendência, listei cinco maneiras de como os bancos podem agregar valor aos seus clientes, em qualquer mercado:

  • Os pagamentos em tempo real permitem que as empresas realizem seus pagamentos dentro do prazo estipulado, em qualquer momento, o que é especialmente benéfico para pequenas e médias empresas, pois colabora com a redução dos custos de transação. Com tantas vantagens, fica claro a forte adesão ao uso dos pagamentos instantâneos. No Brasil, por exemplo, o Pix movimentou R$ 10,9 trilhões em 2022, mais do que o dobro de 2021, segundo dados do Banco Central (BC). Foram R$ 24,13 bilhões de operações realizadas, com quase R$ 3 bilhões efetuadas apenas em dezembro, o maior número de transações da história do sistema de pagamento instantâneo.
  • As soluções avançadas de gerenciamento de caixa ajudam as empresas a otimizar processos, retornos e automatizar tarefas diárias, garantindo assim o capital de giro. Em tempo de alta de inflação, rever a solidez financeira é imperativo.
  • Soluções de crédito personalizadas tiram proveito do poder dos dados para entender e prever o fluxo de caixa, além de alinhar o crédito com a estratégia de negócios. Com uma visão mais clara do caminho a seguir, as empresas podem se planejar melhor para contingências, como o aumento da inadimplência e as oscilações das taxas de juros ou da inflação.
  • Uma abordagem digital dentro da área de finanças facilita a visão dos movimentos de caixa, agilizando as aplicações e decisões de tomada de crédito. O foco nos processos, soluções e ferramentas de digital-first, colaboram para que os trâmites internos tenham mais agilidade.
  • A digitalização dos serviços de valor agregado, como o faturamento e o gerenciamento da folha de pagamento, apresenta um incremento na organização dos recursos internos, garantindo a eficácia nos processos de uma companhia.

É fato que sistema financeiro tem passado por uma revolução tecnológica nos últimos anos, evidenciando a importância da inovação do setor e apresentando novas perspectivas para as soluções dos problemas enfrentados pelos clientes. Porém, usando tecnologia moderna, pensamento inovador e uma perspectiva positiva, os bancos, as instituições e empreendedores bem-sucedidos se tornarão consultores ​em quem os clientes deverão confiar, auxiliando-os a navegar nos mares agitados dos tempos atuais.

Total
0
Shares
Anterior
Quest Software anuncia aprimoramentos para a plataforma KACE Cloud
Quest Software anuncia aprimoramentos para a plataforma KACE Cloud / Foto: Sigmund / Unsplash Images

Quest Software anuncia aprimoramentos para a plataforma KACE Cloud

Novo recurso permite correção automatizada dentro da nuvem, até mesmo de

Próximo
Mais de 35 milhões de brasileiros são invisíveis aos serviços financeiros, revela estudo inédito da Serasa Experian
Mais de 35 milhões de brasileiros são invisíveis aos serviços financeiros, revela estudo inédito da Serasa Experian / Foto: Eduardo Soares / Unsplash Images

Mais de 35 milhões de brasileiros são invisíveis aos serviços financeiros, revela estudo inédito da Serasa Experian

8 em cada 10 não são negativados (80,5%); Programa Impulsiona Startups vai

Veja também