Em 2024, metade dos brasileiros foi vítima de golpes, segundo levantamento do Serasa
A praticidade de contratar empréstimos e financiamentos pela internet trouxe uma solução simples para imprevistos e apertos; ao mesmo tempo, criou uma onda de golpes financeiros disfarçados de “oportunidades imperdíveis”. Ano passado, 50,7% dos brasileiros foram vítimas de fraudes e 54,2% delas perderam dinheiro, segundo levantamento do Serasa. Criminosos criam falsas promessas de crédito fácil, sem análise ou com taxas baixíssimas, somente para roubar dados e dinheiro de vítimas desprevenidas.
“Os golpes de crédito online estão cada vez mais sofisticados. Além de perder dinheiro, as vítimas também têm seus dados expostos, informações pessoais que podem ser usadas em outros crimes. A recomendação é nunca enviar selfies segurando documentos, pois criminosos usam essas imagens para fraudes mais elaboradas. Se por acaso você for vítima e cair em uma fraude, bloqueie imediatamente seus cartões e contas, registre um B.O. online e formalize a denúncia no site do Banco Central”, alerta Willian Conzatti, sócio-fundador da ConCrédito, fintech especializada em soluções financeiras acessíveis.
Abaixo, Willian elenca os 5 principais sinais que indicam quando se está diante de um golpe. Confira:
Crédito 100% garantido, sem análise
Nenhuma instituição séria libera empréstimos sem checar seu CPF ou score no Serasa. Se prometerem aprovação antes mesmo do envio dos documentos, é fraude.
Cobrança de pagamento adiantado para “taxas” ou “seguros”
Nunca pague nada antes de ter o dinheiro em sua conta. Golpistas inventam nomes como “tarifa de liberação” ou “depósito garantidor” para justificar a cobrança indevida.
Links suspeitos e sites falsos
Antes de fazer login ou fornecer dados pessoais, sempre verifique o endereço do site que está acessando e procure o cadeado de segurança no navegador de internet. Procure as redes sociais oficiais das empresas para confirmar o link do site e fique atento às avaliações de outros usuários. Golpistas usam nomes parecidos com os de instituições reais para enganar vítimas desatentas.
Contato por WhatsApp ou redes sociais
Empresas legítimas não fazem ofertas de crédito por mensagens diretas, apesar de muitas delas possuírem canais oficiais de comunicação para os clientes entrarem em contato. Portanto, desconfie de números não oficiais e perfis sem verificação.
Pressão para decidir na hora
Se insistirem que “a oferta acaba hoje” ou que você “precisa pagar agora para garantir”, desconfie. “Ninguém perde uma condição legítima por esperar 24h e, em caso de dúvida, desligue o telefone ou desconsidere a mensagem. Procure então contatar a instituição pelos canais oficiais para confirmar as condições oferecidas”, complementa o especialista.