Levantamento da Chubb Seguros aponta crescimento do comércio híbrido no fim de ano e destaca a confiança e os desafios de segurança nas compras online na América Latina
Com a chegada das festas de fim de ano, quando o volume de compras, especialmente no ambiente digital, cresce de forma significativa, torna-se ainda mais importante a atenção aos possíveis golpes digitais. Pensando nisso, a Chubb Seguros, companhia global líder em seguros, realizou o estudo “Segurança e Proteção: O que os latino-americanos se importam em proteger em suas compras de fim de ano”, que analisa os hábitos de consumo e a percepção de segurança na América Latina durante o período de maior atividade comercial.
O levantamento aponta que 89% dos latino-americanos realizam compras pela internet ao menos uma vez por mês, tornando as transações digitais parte do cotidiano. Para as festas de fim de ano, 55% dos entrevistados brasileiros planejam realizar suas compras combinando canais online e presenciais, enquanto 18% farão as compras 100% online e 16% pretendem comprar somente no presencial.
“Para a Chubb, entender como os latino-americanos compram, em que confiam e quais riscos percebem é fundamental para acompanhá-los com soluções de proteção adaptadas aos seus hábitos e expectativas”, afirmou Guilherme Waki, vice-presidente de consumer lines da Chubb Seguros no Brasil.
O avanço do comércio digital depende, sobretudo, da confiança. Na América Latina, 77% dos entrevistados afirmam confiar nas transações digitais. É interessante observar que os países do Cone Sul — Chile (85%), Brasil (84%) e Argentina (80%) — se posicionam como mercados onde a segurança percebida é mais sólida, criando condições favoráveis para que o comércio eletrônico continue crescendo. No entanto, 61% dos brasileiros que ainda não confiam totalmente nas transações digitais afirmam preferir o contato direto com pessoas, um reflexo cultural que ainda pesa na região.
Outros fatores que explicam essa resistência incluem o fato de que 26% dos brasileiros afirmam já ter sido vítimas de fraudes digitais, enquanto para 14% é difícil realizar trâmites online. “Promover maior educação financeira, reforçar os sistemas de proteção e dar visibilidade aos seguros que cobrem transações digitais surgem como uma necessidade urgente para consolidar a confiança dos latino-americanos nas compras online”, acrescentou o executivo.
A temporada festiva impulsiona significativamente o comércio e, no Brasil, a escolha de presentes mantém uma preferência clara: roupas são a opção favorita, com 77% dos entrevistados afirmando que são a primeira escolha de presente para familiares e amigos. Em seguida, destacam-se os artigos eletrônicos (27%) e as jóias (17%), que se consolidam como alternativas relevantes.
Há anos em que, durante as festas de fim de ano, muitas pessoas estão longe de familiares e amigos e, para garantir que não fiquem ausentes, optam por enviar um presente à distância. 35% dos entrevistados afirmam que, ocasionalmente, enviam presentes aos seus entes queridos.
Apesar da possibilidade de proteção das transações digitais por meio de seguros associados a plataformas ou cartões de crédito, o estudo mostra que 79% dos brasileiros ainda desconhecem esse tipo de cobertura. Os seguros não estão restritos apenas a grandes acidentes ou emergências, mas também podem proteger as transações realizadas para a compra de artigos destinados a amigos e familiares em datas especiais. “Nosso propósito é acompanhar os consumidores latino-americanos para que possam aproveitar a experiência de compra e as festas com tranquilidade”, concluiu Guilerme Waki.
(*) Nota: As coberturas da Chubb disponíveis em cada país podem variar de acordo com a legislação e os termos e condições locais.
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