6 estratégias para profissionais liberais alcançarem o sucesso nos negócios

6 estratégias para profissionais liberais alcançarem o sucesso nos negócios / Foto: Brooke Cagle / Unsplash Images
6 estratégias para profissionais liberais alcançarem o sucesso nos negócios / Foto: Brooke Cagle / Unsplash Images

Muitos iniciam sem uma compreensão clara dos objetivos, e a burocracia e altas taxas de juros no Brasil podem dificultar ainda mais a obtenção de crédito, em caso de apertos

Profissionais liberais, como dentistas, médicos e advogados, enfrentam desafios significativos ao empreender. Muitos iniciam sem uma compreensão clara de seus objetivos, e a burocracia e altas taxas de juros no Brasil podem dificultar ainda mais a obtenção de crédito, em caso de apertos. Por isso, é fundamental  entender a jornada do negócio de forma estratégica.

Para começar, é preciso ter um plano de negócios sólido e bem estruturado. “Esse documento tem como função  mapear o universo da empresa e suas particularidades, possibilitando uma visão 360º do cenário em que o negócio está inserido”, diz Paco Fazito, Consultor de Negócios, Mestre em Administração de Empresas e Embaixador da S.I.N. Implant System. “Com isso, o empreendedor consegue tomar as melhores decisões de acordo com os objetivos traçados e minimizar erros ao longo do caminho”, conclui.

Conforme Fazito citou, cada empreendimento é único e não há uma fórmula mágica para o sucesso, que é resultado de um planejamento sólido, conhecimento profundo do negócio, abordagem profissional e resiliência.

“Eu brinco que existem duas formas de empreender: com dinheiro e sem dinheiro”, afirma Paco Fazito. “A dificuldade inicial, normalmente, é levantar o capital necessário para iniciar o negócio, contratar a equipe de colaboradores e garantir a eficácia operacional”, complementa.  “Trabalhar de forma profissional desde o início aumenta consideravelmente as chances de sucesso, por isso é importante que o empreendedor conte com ajuda de uma consultoria especializada em negócios”, conclui o especialista, que também é cirurgião dentista de formação.

Enfim, a jornada empreendedora pode ser árdua, mas com as estratégias certas e o suporte adequado, é possível alcançar o sucesso. Fazito considera que os seguintes pontos-chave são decisivos para salvar seu empreendimento e fazê-lo deslanchar:

  1. Conhecimento é a base essencial. Investir constantemente em atualização e aprimoramento profissional é essencial para garantir a qualidade do serviço.
  2. Planeje-se. Um plano de negócios bem estruturado não deve ser considerado um gasto, mas sim um investimento para conquistar crescimento e sucesso a médio e longo prazo.
  3. Manter bons relacionamentos é crucial. O atendimento e manter relacionamentos positivos com os clientes, fornecedores e demais envolvidos são fundamentais para o sucesso do negócio e, também, para receber recomendações.
  4. Esteja ciente dos riscos e da instabilidade. Preparação financeira para suportar altos e baixos no seu faturamento é crucial para enfrentar os desafios agregados à autonomia profissional.
  5. Controle suas finanças. Entender o valor do seu serviço, incluindo custos, contribuem para o estabelecimento de preços justos e sustentáveis.
  6. Procure ajuda de um especialista. É comum profissionais liberais não possuírem formações específicas na área de administração e negócios, por isso é importante que o empreendedor conte com a ajuda de uma consultoria especializada. “Com essa parceria, é possível ter um direcionamento estratégico para o negócio, o que vai garantir sua sustentabilidade a longo prazo”, finaliza.
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
Cashback social: pontos podem ser convertidos em doações para ONGs
Aluisio Diniz Cirino, CEO e fundador da Lecupon / Foto: Divulgação

Cashback social: pontos podem ser convertidos em doações para ONGs

Aluísio Diniz Cirino, CEO da Lecupon diz que consequências ambientais e sociais

Next
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD conquista nota máxima no MEC
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD conquista nota máxima no MEC / Foto: James Harrison / Unsplash Images

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas EAD conquista nota máxima no MEC

Nota 5 confirma a excelência desse curso de graduação e qualifica o Senac EAD na

You May Also Like