Atendimento voltado ao cuidado integral foca na promoção da saúde dos funcionários, aumentando satisfação e reduzindo absenteísmo
A Atenção Primária à Saúde é uma aliada na promoção do cuidado integral do indivíduo e um modelo amplamente adotado na saúde pública em vários países. O que poucos sabem, porém, é que empresas também podem adotar o modelo como benefício para seus funcionários, ao promover qualidade de vida, aumentando a satisfação da equipe, que passa a contar com uma linha de cuidados coordenados, por equipe multidisciplinar, em busca dos melhores desfechos clínicos.
A atenção primária atende cerca de 80% das demandas de saúde dos pacientes, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS). O especialista em Medicina de Família e Comunidade Leonardo Demambre Abreu, coordenador médico da Amparo Saúde, explica que a premissa do modelo é enxergar o indivíduo como um todo, gerando informações para orientar ações preventivas e corretivas. “Nosso papel é também de educador em saúde. Criar vínculo com o paciente demanda responsabilidade e uma prática clínica de alta complexidade, por ser um cuidado que considera todo o contexto daquele ser humano”, acrescenta Abreu.
A Amparo Saúde, que integra o ecossistema do Grupo Sabin, oferece atendimento empresarial de atenção primária à saúde presencial e online, contribuindo para a gestão de saúde de grupos populacionais por meio de programas, linhas de cuidados coordenados, telemedicina dentro de uma jornada híbrida (remota e presencial), como parceira das operadoras de saúde e empresas. Em unidades físicas, próprias ou in company, atende convênios com consultas e procedimentos simples, como curativos e colocação de DIU. As equipes multidisciplinares são integradas ainda por enfermeiras, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos.
O médico do trabalho Rodrigo Mansur atua na Saúde Corporativa do Sabin, em sintonia com a Amparo Saúde desde 2019. O conjunto de iniciativas engloba um programa de prevenção do câncer para quem tem mais de 40 anos, com check-up diferenciado para homens e mulheres, além do acompanhamento das gestantes, hipertensos, diabéticos e de pessoas saudáveis. “O colaborador se insere no que chamamos de linha de cuidado. Com esse acompanhamento próximo, realizamos a promoção da saúde, com foco na qualidade de vida. O resultado é a redução de agravos e até mesmo da incidência de doenças crônicas”, explica Mansur.
Confira 6 motivos para integrar os serviços de gestão populacional à sua empresa:
- O principal diferencial é o acompanhamento preventivo, que engloba a manutenção da saúde de indivíduos saudáveis e linhas de cuidado voltadas à saúde da mulher, aos casos de hipertensão, diabetes e de saúde mental, por exemplo. Ela pode e deve atuar em sintonia com a saúde ocupacional das empresas, exercida por médicos do trabalho.
Aliada à Gestão de Saúde de Grupos Populacionais, a APS gera dados sobre a saúde dos colaboradores de uma empresa, o que permite atuar sobre os fatores que mais geram riscos para a saúde e o bem-estar daquele grupo. Para isso, são estabelecidas linhas de cuidado customizadas para saúde da mulher, hipertensos, diabéticos, maiores de 40 anos e, inclusive, pessoas saudáveis, para o acompanhamento que os ajude a manter a saúde.
- O colaborador inserido na gestão de saúde populacional tem conveniência de não precisar se deslocar a vários locais ou buscar especialistas, pois a gestão da saúde populacional identifica riscos e oferece jornada de cuidados da saúde física e mental, com a melhoria da qualidade de vida por meio de uma equipe multidisciplinar, dentro dos princípios de acessibilidade, coordenação do cuidado, integralidade na atenção e longitudinalidade.
- Ao aderir ao modelo de atenção primária, se reduz as idas recorrentes ao pronto-socorro significativamente, atuando pela manutenção da saúde em todos os aspectos, apoiando operadoras, autogestoras e empresas na gestão de saúde dos colaboradores e beneficiários em percursos assistenciais assertivos e livres de desperdícios. Esse acompanhamento, para além da qualidade de vida, reduz a sinistralidade do plano.
- Acompanhamento integral e do histórico de saúde dos colaboradores, o que permite, por meio da Gestão da Saúde Populacional, elaborar programas e ações sob medida para as necessidades do grupo de profissionais.
- As informações fornecidas em atendimentos médicos in company são protegidas pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e pelos códigos de ética das profissões da área da saúde. Na Amparo Saúde o sigilo médico é imprescindível e está resguardado.