60% dos candidatos não recebem retorno após aplicarem para vagas

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Experiências que envolvem falta de comunicação clara levaram 26% dos candidatos a recusarem ofertas de emprego em 2024

A pesquisa “Agenda de Negócios 2025”, da consultoria Deloitte, indica que 50% das empresas brasileiras planejam ampliar seu quadro de funcionários ao longo de 2025, sendo que, atualmente, o Brasil possui cerca de 188 mil vagas de emprego formal abertas, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Tais informações mostram a dificuldade de grande parte das empresas em preencher certas vagas, principalmente aquelas que exigem capacitação ou as posições em cargos hierárquicos mais altos.

Do outro lado, o Relatório de Experiência do Candidato de 2025 destaca que as experiências ruins durante o processo seletivo, como a falta de comunicação, levaram 26% dos candidatos aprovados a recusarem ofertas de emprego em 2024, enquanto 66% dos candidatos relataram que uma experiência positiva influenciou sua decisão de aceitar uma proposta. Ou seja, a falta de retorno e de transparência em relação aos processos seletivos são obstáculos que ainda precisam ser vencidos pelas empresas brasileiras durante a busca e contratação dos candidatos.

Entre aqueles que estão em busca de oportunidades, 60% alegam não receber retorno sobre as vagas para as quais se candidataram, de acordo com o site de carreiras Indeed. Outros estudos relatam ainda que 7 em cada 10 profissionais reclamam da falta de feedback pelas empresas. “O retorno, seja positivo ou negativo, é essencial para que os candidatos evoluam em sua busca. O feedback negativo é mais desejável do que a falta de feedback, já que permite ao candidato lidar com a frustração e se preparar melhor para outras oportunidades – mas é importante que venha acompanhado dos motivos pelos quais a pessoa não foi selecionada para seguir no processo”, explica Isabel Gomes, Gerente de Gente e Cultura da Wiz Co.

A empresa, que atua no segmento de venda de seguros e distribuição de consórcios e crédito, conquistou o Selo de Feedback da Gupy, uma das plataformas de recrutamento e seleção líderes de mercado. O Selo de Feedback está em sua 14ª edição e posicionou a Wiz Co entre as Top 36 empresas que cumpriram os critérios estabelecidos pela plataforma, entre as mais de 5 mil empresas cadastradas. A Wiz Co se destacou, principalmente, em dois critérios: envio de feedback em 100% das vagas publicadas e uso da ferramenta de NPS para medir a experiência dos candidatos.

“Ficamos muito felizes por estarmos entre as Top 36 da Gupy, principalmente por sabermos que o desenvolvimento profissional de um candidato que participa das nossas seleções pode ser influenciada positivamente, mesmo que, naquele momento, ele não se encaixe em determinada posição”, conta Isabel Gomes. A executiva ressalta que a marca empregadora de uma empresa só pode ser construída com consistência na relação de respeito com todos os candidatos.

“O primeiro contato de muitas pessoas com a Wiz Co pode ser por meio de uma oportunidade de emprego. Da mesma forma que nos empenhamos para contribuir para o desenvolvimento de carreira dos nossos colaboradores, valorizamos as pessoas que se aplicam para nossas vagas. Uma empresa com marca empregadora consistente coloca em prática também da porta da fora, o que faz dentro de casa”, diz.

Um dos exemplos que ilustra o comprometimento da Wiz Co com o desenvolvimento de seus colaboradores é Marcelo Kronemberg, que hoje ocupa a posição de Diretor de Administração Corporativa e Tesouraria, mas chegou na empresa em 1999, como estagiário da área financeira. “Estou há 25 anos na Wiz Co e acompanhei muitas transformações pelas quais a empresa passou ao longo dos anos – transformações essas que também impactaram minha vida. Logo no início, por exemplo, enfrentei um grande desafio: a mudança da sede do Rio de Janeiro para Brasília”, lembra Marcelo.

O executivo conta que esperava que a experiência fosse temporária, até receber não só uma proposta para ser efetivado, como suporte da empresa durante a mudança de cidade: foi nessa época que Marcelo conseguiu comprar seu primeiro apartamento. “Outro momento marcante foi participar do IPO da Wiz Co, um marco histórico que impulsionou não só os resultados da empresa, mas a carreira dos colaboradores”, conta.

Marcelo diz que o fato de estar há 25 anos na mesma empresa o ajudou a exercitar a determinação, a confiança em si mesmo e a resiliência – características que, segundo ele, são fundamentais também para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. “O mundo corporativo oferece muitas oportunidades e desafios, na mesma proporção. Confiança no poder do esforço e da determinação são fundamentais”, finaliza Marcelo.

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