A boca inchada pode causar várias dificuldades imediatas, como incômodos para engolir, dor, dificuldades na escovação e até problemas na fala. Por isso, suas raízes precisam ser diagnosticadas e devidamente tratadas.
Neste texto, reunimos as 7 causas mais comuns para esse tipo de problema e você também vai entender como sua saúde bucal pode ser afetada por doenças graves como o câncer de mama e o câncer de próstata.
Também vamos abordar a importância do dentista em todas essas situações. Acompanhe!
Quais são as principais causas da boca inchada?
A boca inchada pode ter diversas causas, desde problemas simples até situações mais sérias. Em todos os casos é importante não ignorar o sintoma e procurar ajuda profissional.
1. Alergias
Há vários tipos de alergias que incham os lábios. As mais comuns são provocadas por alimentos e os sinais surgem pouco tempo após a ingestão.
Também há alergias provocadas por batom, maquiagem, comprimidos e até plantas caseiras.
Para se prevenir desse tipo de problema é importante evitar a ingestão de qualquer alimento e suspender o uso de produtos que contenham elementos aos quais a pessoa tem alergia.
A condição pode se manifestar de diversas formas. Há pacientes que vão notar a boca inchada e dormente e outros que vão sentir a boca inchada de um lado só. Tudo vai depender da gravidade e do tipo de alergia.
O tratamento é feito com a prescrição de medicamentos antialérgicos, mas é fundamental procurar um profissional para definir a melhor abordagem.
2. Infecção
Há diversas infecções que podem resultar na boca inchada. Como exemplo podemos citar a Herpes e a Candidíase.
A herpes também pode provocar bolhas, formigamento e dormência, enquanto a candidíase pode causar febre e dor e se manifestar principalmente em lábios rachados.
Muitas infecções surgem quando os micro-organismos encontram uma porta de entrada no local, como uma ferida. Então, uma boa forma de evitá-las é cuidando bem dos seus lábios, mantendo-os sempre hidratados. Além disso, sempre evite levar as mãos sujas até a boca.
O primeiro passo para o tratamento é procurar um médico, pois é necessária uma avaliação para descobrir qual é o tipo de infecção. A partir daí é possível prescrever medicamentos como anti-inflamatórios, analgésicos e outros.
3. Câncer de boca
O câncer de boca está entre as causas mais graves da boca inchada. Essa doença apresenta outros sintomas, como aftas e feridas que não cicatrizam e até dor de dente.
Ela pode atingir qualquer região da boca e é mais comum após os 50 anos. Os principais fatores contribuintes para o surgimento da doença são:
- Tabagismo;
- Alcoolismo;
- Má higiene bucal;
- Infecção por HPV;
- Exposição ao sol sem a devida proteção.
Sendo assim, as causas mais comuns podem ser evitadas a fim de prevenir o câncer de boca.
Ao sentir algum dos sintomas, procure seu dentista ou um clínico geral para uma análise preliminar da situação.
Diagnosticar o câncer no início é fundamental para a eficácia do tratamento. A abordagem principal é uma cirurgia para retirada do tumor e também são indicadas sessões de quimioterapia e radioterapia.
As abordagens podem variar dependendo do estágio da doença e do local de manifestação.
4. Questões emocionais
Ansiedade, estresse e crises de pânico podem gerar reações físicas como uma boca inchada emocional.
Em muitos casos, o problema se apresenta apenas como uma sensação de boca inchada e também pode provocar formigamento e dormência na região.
O tratamento inclui psicoterapia e medicamentos para aliviar as questões emocionais que desencadeiam o problema. É preciso que o diagnóstico seja feito por um especialista.
Caso o problema persista, o médico deve avaliar se a boca inchada é causada por outros fatores.
5. Traumas
Qualquer pancada na região da boca pode provocar inchaço, pois estamos falando de uma área muito sensível.
Em alguns casos há sangramentos e até mesmo dificuldades na fala do paciente. Além disso, o trauma causa dor intensa, além de marcas roxas ou vermelhas no local.
Nos casos mais simples, a boca inchada causada por traumas pode ser tratada de maneira caseira, com a aplicação de compressas de gelo.
Se houver muita dor e sangramentos, é necessário procurar atendimento médico para que se avalie a necessidade de dar pontos no local e seja receitado medicamentos para aliviar a dor.
6. Abscesso dentário
O abscesso dentário é um tipo de infecção causada por bactérias e que resulta no acúmulo de pus no dente afetado. Essa situação causa inchaço nas gengivas e pode atingir os lábios.
O problema é acompanhado de muita dor, sangramento, mau cheiro e até febre.
Ao identificar esse tipo de infecção, dirija-se imediatamente para o seu dentista. O tratamento inclui o uso de analgésicos, antibióticos e até intervenção cirúrgica dependendo da gravidade.
7. Impetigo
O Impetigo é uma infecção contagiosa comum na infância. Ela se manifesta por meio de feridas vermelhas ao redor da boca e nariz. À medida que a doença se desenvolve, os lábios incham e causam muito desconforto ao paciente.
Ao identificar os sintomas, o médico deve ser procurado imediatamente. O tratamento mais comum é com o uso de pomada antibiótica.
Também é importante tomar alguns cuidados para acelerar a recuperação, como não arrancar as cascas das feridas e manter uma boa higiene da região.
Devo procurar o dentista para tratar o inchaço na boca?
O inchaço na boca muitas vezes tem sua origem relacionada a uma higiene bucal inadequada ou a algum problema dental, então é importante procurar o dentista.
O profissional poderá dar orientações sobre a correta higienização dos dentes e para fazer tratamentos dentários que são muito importantes para a saúde em geral.
Além disso, esse profissional deve ser procurado regularmente de forma preventiva. Muitos especialistas recomendam que você visite seu dentista uma vez a cada 6 meses.
Como o câncer de mama e de próstata podem afetar a saúde bucal?
O câncer de mama e de próstata são doenças severas e, infelizmente, comuns. A incidência de ambas impulsionou as campanhas de outubro rosa e novembro azul em prol do incentivo ao exame recorrente.
O que nem todo mundo sabe é que essas duas doenças podem afetar severamente a saúde bucal. O tratamento, que inclui quimioterapia e radioterapia, é agressivo e pode causar sintomas bucais, como:
- Mucosite oral;
- Diminuição da salivação;
- Agravamento de doenças periodontais;
- Cáries;
- Lesões na boca.
Para melhorar a situação de pacientes em tratamento contra o câncer de mama ou o câncer de próstata é fundamental que eles sejam acompanhados por um dentista. É recomendada a visita a esse profissional antes de iniciar o tratamento oncológico.
Em suma, a boca inchada não tem causas tão graves na maioria dos casos e o sintoma deve desaparecer sozinho ou com um tratamento simples, mas há situações em que as raízes do problema são mais sérias e exigem maior atenção. Por isso, é importante procurar ajuda médica diante de qualquer manifestação desse tipo.
O dentista também tem um papel fundamental no tratamento. Visitá-lo periodicamente pode ajudar a prevenir o inchaço, além de evitar outras doenças prejudiciais para a saúde no geral.
Cuide de sua saúde bucal e de sua família
Uma boca saudável é imprescindível para manter uma boa qualidade de vida. Por isso, as visitas aos dentistas devem ser facilitadas. Uma forma de fazer isso é aderindo a um bom plano odontológico. A Unimed Odonto oferece diversas soluções nesse sentido, com planos cheios de vantagens, que atendem a todas as necessidades odontológicas. Confira agora nossos produtos!
Posts relacionados Quimioterapia estraga os dentes? Veja efeitos do tratamento do câncer na saúde bucal
Muitos pacientes oncológicos se perguntam se a quimioterapia estraga os dentes. Infelizmente, a resposta é sim, mas isso pode ser Leia mais
Como fortalecer os dentes e proteger sua saúde bucal
A sensação de dor causada pela hipersensibilidade dos dentes na hora de morder algo ou beber líquidos gelados é desagradável, Leia mais
O post 7 principais causas da boca inchada e como a saúde dental pode impactar nisso apareceu primeiro em Blog da Seguros Unimed.