72% dos brasileiros têm insônia ou ansiedade: farmacêutica explica como manipulações naturais ajudam a dormir melhor

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Estudo revela que distúrbios do sono afetam a maioria da população, e cresce a busca por alternativas como triptofano, GABA, florais e fórmulas manipuladas para evitar remédios controlados e melhorar a qualidade de vida

Um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz e da Associação Brasileira do Sono aponta que cerca de 72% dos brasileiros sofrem com algum distúrbio do sono, e entre 30% e 50% relatam insônia. Esses sintomas costumam estar diretamente ligados à ansiedade, presente em mais de 80% dos casos. Em paralelo, cresce o uso de medicamentos controlados – como benzodiazepínicos e Z‑drugs – trazendo efeitos adversos e risco de dependência.

Nesse cenário, a farmacêutica  Eliane Gimenez, da Meta Manipulação (40 anos no mercado), tem orientado pacientes em busca de alternativas mais naturais, seguras e personalizadas por meio da manipulação. Segundo ela: “A manipulação permite ajustar doses e escolher extratos de alta qualidade, combinando ativos de forma adaptada às necessidades de cada pessoa”.

Além de mencionar o uso de florais de Bach, como o Rescue, Eliane destaca com respaldo científico a ação de plantas e substâncias de eficácia comprovada: “A apigenina presente na camomila atua sobre os receptores GABA, reduzindo em até 47% os níveis de cortisol. Há estudos que comprovam a mesma ação com efeito parecido ao de benzodiazepínicos, mas sem causar dependência”.

Estudos clínicos também indicam que a passiflora (maracujá) exerce efeito ansiolítico semelhante ao de medicamentos como oxazepam e midazolam, agindo nos receptores GABA com alta segurança.

Veja os principais ativos utilizados em alguns medicamentos manipulados:

Principais ativos naturais usados para ansiedade e insônia:

  • Triptofano / 5‑HTP: precursor de serotonina e melatonina, ajuda no relaxamento e na indução do sono. Muito utilizado em neurofitoterapia.
  • Passiflora (maracujá): planta com ação calmante e ansiolítica. Estudos indicam que tem efeitos semelhantes a medicamentos como o midazolam, mas sem os riscos de dependência.
  • GABA: neurotransmissor inibitório que reduz a excitabilidade do sistema nervoso central. Atua diminuindo o estresse e ajudando na qualidade do sono.
  • ProSleep®: fórmula composta por 5‑HTP, GABA, melatonina, passiflora e valeriana. É manipulável e considerada uma alternativa completa, relaxante e sem risco de dependência.
  • Apigenina: flavonóide encontrado na camomila. Tem ação semelhante ao GABA e estudos mostram que pode reduzir os níveis de cortisol em até 47%, promovendo sono mais profundo e recuperação física.

A prática classificável como Neurofitoterapia – aplicada por farmacêuticos com formação técnica – utiliza evidências da neurociência e da farmacognosia para orientar intervenções personalizadas, seguras e emocionalmente equilibradas.

Do ponto de vista de Eliane, essas formulações devem sempre vir acompanhadas de mudanças de hábitos:

  • Higiene do sono: evitar telas uma hora antes de dormir, manter rotina e ambiente propício ao descanso;
  • Rotinas relaxantes: respiração consciente, meditação breve ou alongamento à noite;
  • Alimentação e ervas: evitar cafeína à noite e incluir chá de camomila.

Com cerca de 26,8% da população brasileira sofrendo de transtornos de ansiedade, e o aumento das demandas por suporte ambulatorial, os preparos manipulados se apresentam como estratégias eficazes, livres de efeitos colaterais das medicações controladas.

Total
0
Shares
Anterior
Vivo abre 65 vagas afirmativas para pessoas com deficiência
São Paulo tem 307 vagas de emprego disponíveis nos Postos de Atendimento ao Trabalhador / © Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

Vivo abre 65 vagas afirmativas para pessoas com deficiência

As oportunidades são para área de Experiência do Cliente nas cidades de São

Próximo
Suhai Seguradora lança campanha “todo mundo seguro” para reforçar brasilidade no novo posicionamento de marca
Foto: Divulgação

Suhai Seguradora lança campanha “todo mundo seguro” para reforçar brasilidade no novo posicionamento de marca

Criada pela Ampfy, o projeto Projeto usa hábitos e rituais dos brasileiros de

Veja também