Levantamento mostra ainda que 53% das empresas entrevistadas utilizaram alguma modalidade nos últimos 24 meses
A Serasa Experian realizou uma pesquisa inédita para entender a relação das PMEs com o crédito, incluindo quais modalidades esse público prefere e a frequência de cada opção, por exemplo. No levantamento, é perceptível que ainda há espaço para ampliação do acesso e domínio sobre o tema.
De acordo com os dados, 89% das PMEs tem a percepção que, caso venham a solicitar crédito, teriam o pedido aprovado. O percentual salta para 95% entre empresas que já utilizam o cartão de crédito corporativo.
“O crédito é combustível para os negócios e nas pequenas e médias empresas seu valor pode ser potencializado, levando esses empreendedores ao sucesso. Entender a relação desse público com cada modalidade é fundamental para termos soluções voltadas a facilitar e apoiar toda a sua jornada.”, afirma o vice-presidente de PMEs da Serasa Experian, Cleber Genero.
Modalidades e frequência
Olhando para os últimos 24 meses, 53% das PMEs utilizaram alguma forma de crédito, sendo as opções mais populares o empréstimo e a antecipação de recebíveis do cartão de crédito. 24% afirmam que o empréstimo foi a modalidade escolhida e esse número salta para 29% quando são companhias do setor da indústria. A antecipação de recebíveis é a preferência de 23%. Já na quebra por segmento, é a alternativa de 37% das PMEs do comércio.
Ainda no tema, os respondentes afirmam que, nos últimos dozes meses, recorreram ao empréstimo uma vez ao ano (35%). Já a antecipação de recebíveis do cartão de crédito apresenta, em geral, uma recorrência mensal (58%). Nos demais tipos de antecipação, a recorrência mensal ainda prevalece, com 46%, no entanto, a frequência trimestral e semestral apresentam maior recorrência, 22% e 15%, respectivamente.
Na outra ponta, 47% das PMEs não utilizaram nenhuma modalidade de crédito disponível no mercado. Esse número chega a ser 55% nas empresas do segmento de serviços e 51% olhando para negócios de porte individual ou micro. No entanto, dessas 47%, quase metade delas — 21% — tem a intenção de solicitar.
“Com a pesquisa, além de entendermos o apetite e maturidade das PMES sobre o tema, vimos também os desafios. Por exemplo, quando olhamos para empréstimos, além da taxa de juros ser uma constante, com 51% mencionando-a, a exigência de garantias é uma questão para 26% das pequenas e médias empresas respondentes. Para quem já solicitou um empréstimo, o número chega a ser 28%. É importante que esse público tenha um acesso fácil e o mais desburocratizado possível com taxas atraentes”, conclui Cleber Genero.
Metodologia e amostra
A pesquisa envolveu uma amostra representativa de 522 PMEs, considerando a classificação estabelecida pelo SEBRAE. A pesquisa buscou abranger diversos setores, incluindo comércio, serviços e indústria, bem como empresas que atuam tanto no mercado B2B quanto no B2C. Foram incluídos cargos de coordenadores, gerentes, diretores, sócios e proprietários, desde que fossem maiores de 18 anos. A coleta foi realizada por meio de painel online e a margem de erro foi de 4% com um intervalo de confiança de 95%. Foram excluídas da amostra associações, federações, igrejas e outros órgãos religiosos.
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