90 questões e dois dias de avaliação: confira o que cai no Provão Paulista Seriado 2025

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aplicação para candidatos da 3ª série do Ensino Médio está marcada para 4 e 5 de novembro; processo de escolha de cursos segue aberto até 28 de novembro

A duas semanas do início do Provão Paulista Seriado 2025, os candidatos precisam ficar atentos ao conteúdo exigido na avaliação e também ao calendário. As primeiras datas são para estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio, em 4 e 5 de novembro. São 90 questões de múltipla escolha — distribuídas em dois dias —  e uma redação. A aplicação é presencial, no período da manhã, e em datas únicas em todas as escolas da rede e locais de prova definidos pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).

No dia 4, os estudantes respondem aos itens de linguagens e suas tecnologias — 18 questões de língua portuguesa e 6 de língua inglesa — e ciências na natureza e suas tecnologias — 8 questões de biologia, 8 de física e 8 de química. O primeiro dia também é reservado para a produção das redações. Por isso, o tempo máximo de prova é maior: cinco horas.

Para a redação, o edital do Provão Paulista orienta os candidatos a produzirem um texto dissertativo-argumentativo, coerente, coeso e de acordo com a norma padrão da língua portuguesa. A fuga completa ao gênero/tipo de texto ou o uso da primeira pessoa do singular e da segunda pessoa (singular e plural) são alguns dos critérios que podem resultar em perda de ponto e até a nota zero. Outra instrução é ficar atento ao número de linhas e não esquecer o título.

Para o dia 5, o caderno de provas inclui itens de matemática e suas tecnologias — 18 questões de matemática — e ciências humanas e sociais aplicadas — 5 questões de filosofia, 7 de geografia, 7 de história e 5 de sociologia. O tempo máximo para resolução da prova é de quatro horas. Todo conteúdo programático exigido no Provão faz parte do Currículo Paulista do Ensino Médio.

Composição da nota

Por ser uma avaliação seriada aplicada ao longo das três séries do Médio, o candidato desta edição deve ter participado do Provão em 2023 (matriculado na 1ª série) e 2024 (matriculado na 2ª série). O somatório dos acertos em cada ano compõe a nota final. Para os estudantes que cursaram a 3ª série na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), com conclusão em 2025 (1º ou 2º semestre), o cálculo considera 80% para questões objetivas e 20% para redação.

‘Meu Provão’

Em apoio a futuros universitários, um grupo de ex-alunos da rede estadual de ensino aprovados pelo Provão Paulista neste ano se uniu para criar a comunidade “Meu Provão”, que está presente em algumas redes sociais e se junta para organizar monitorias e sessões de tira-dúvidas com aqueles que prestarão as provas neste ano. Entre esta semana e a data da prova para a 3ª série do Ensino Médio, os membros do grupo — que cresceu desde sua fundação — irão se dividir para postarem dicas de estudos com conteúdos frequentes na avaliação.

São fundadores do grupo os estudantes Kauan Yuri Garcia de Souza, aprovado em estatística e ciência de dados, Marcela Souza Neves Pereira, aprovada em relações internacionais, Felipe Prazeres Galvão, aprovado em sistemas da informação, Lívia Helena da Silva Guanaes Mineiro e Kyan Loza Callysaya, aprovados em letras. Todos eles estudam na Universidade de São Paulo (USP).

Kauan, que tem 18 anos de idade e é ex-aluno da Escola Estadual Professor Sebastião de Oliveira Rocha, localizada em São Carlos, conta que o grupo começou a ser formado no ano passado, quando eles se conheceram pela internet e passaram a apoiar uns aos outros durante a preparação. “A gente diz que fomos os primeiros estudantes afetados pelo nosso projeto. Ele tem crescido com mais gente que se formou em escola pública e quer ajudar, de alguma forma, outros estudantes a ingressarem nas universidades e faculdades pelo Provão. Estamos na expectativa para o resultado dessa edição, porque saberemos o impacto do nosso projeto quando esses estudantes voltarem para nos contar sobre a aprovação deles para ingresso em 2026”, comenta.

Os links dos grupos para que estudantes participem das monitorias está presente em Meu Provão.

Escolha de cursos até 28 de novembro

Os inscritos da 3ª série do Ensino Médio têm até 28 de novembro para registrar no portal do Provão Paulista Seriado quais cursos desejam concorrer. Cada estudante pode escolher até quatro cursos. Entre as 15.717 vagas oferecidas neste ano, 1.500 delas são para a Universidade de São Paulo (USP), 934 para a Universidade Estadual Paulista (Unesp), 327 para a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 10.000 delas para as Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e 2.956 delas para a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Na escolha dos cursos, cada estudante pode optar por um curso em cada universidade ou faculdade e ainda há o limite de dois cursos diferentes por universidade. Por exemplo, um estudante que escolher dois cursos na USP — economia e história, por exemplo — terá que selecionar as terceira e quarta opções em outra universidade e faculdade, uma para a Unicamp e outra para a Fatec, por exemplo.

Total
0
Shares
Anterior
Corretora de seguros do Sicredi estima crescer dois dígitos neste ano
De acordo com Thiago Rossoni, as perspectivas de crescimento para a área de seguros são boas para os próximos anos

Corretora de seguros do Sicredi estima crescer dois dígitos neste ano

Ao completar 25 anos de operação, corretora da instituição financeira

Próximo
Dia do Dentista: 8 respostas para as suas principais dúvidas sobre saúde bucal
person with pink and black earbuds

Dia do Dentista: 8 respostas para as suas principais dúvidas sobre saúde bucal

Para conquistar um sorriso mais bonito e harmônico, os cuidados com a saúde da

Veja também