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A governança corporativa como pilar fundamental das práticas ESG

Izabela Rücker Curi, advogada, sócia fundadora do Rücker Curi - Advocacia e Consultoria Jurídica / Foto: Divulgação
Izabela Rücker Curi, advogada, sócia fundadora do Rücker Curi – Advocacia e Consultoria Jurídica / Foto: Divulgação

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As práticas ESG (Environmental, Social, and Governance) são essenciais para fortalecer a reputação e a confiabilidade de uma empresa. No mercado atual, organizações que investem e se destacam na área são frequentemente citadas como líderes em responsabilidade social e ambiental, obtendo impactos positivos em suas operações e, consequentemente, em seus resultados financeiros.

O compromisso com os critérios ESG tem impacto significativo na governança corporativa, resultando em alterações importantes na maneira como as empresas são geridas, avaliadas e percebidas pela sociedade. As práticas exigem a implementação de métricas e indicadores claros, o que fortalece a prestação de contas e promove maior transparência nas operações e processos corporativos.

A tomada de decisões passa a ser baseada em riscos (ambientais, sociais e regulatórios), o que contribui para a promoção da sustentabilidade do negócio. Além disso, empresas que seguem práticas ESG priorizam o engajamento com stakeholders – como investidores, clientes, colaboradores e comunidades – que passam a enxergá-las como mais responsáveis e comprometidas.

A maior confiança de stakeholders fomenta um diálogo mais inclusivo, considerando necessidades e expectativas diversas. Esse alinhamento com valores contemporâneos gera identificação e admiração tanto entre consumidores quanto entre investidores, sem falar na sociedade em geral. A atuação sustentável e ética reduz riscos de escândalos, danos ambientais e práticas inadequadas, fortalecendo a percepção positiva da marca.

No que diz respeito especificamente aos investidores, já é comprovado que eles têm preferência por empresas com boas práticas de governança e sustentabilidade. Já em relação ao padrão de consumo atual, diversas pesquisas demonstram que os consumidores modernos preferem marcas que demonstram responsabilidade. Enquanto isso, funcionários de organizações comprometidas com boas práticas costumam sentir-se mais orgulhosos com o próprio trabalho e, desta forma, ser mais motivados e produtivos.

Porém, para que os resultados sejam realmente alcançados, o engajamento deve ser verdadeiro. Hoje, muito se fala sobre o green washing e o social washing, práticas em que, respectivamente, empresas tentam criar falsa impressão de compromisso com questões ligadas à sustentabilidade ambiental e causas sociais importantes. Fuja deles! Tudo o que envolve a divulgação de mensagens ou campanhas enganosas é altamente prejudicial. O real compromisso com as práticas ESG é o segredo para que o caminho seja longo e próspero.

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