A importância da nota fiscal para o Microempreendedor Individual

Banco Central deverá manter a Taxa Selic em sua primeira reunião do ano, projeta Paraná Banco Investimentos / Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Saber da obrigação da emissão é a primeira parte para evitar problemas desnecessários

O Microempreendedor Individual (MEI) possui inúmeros benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria por idade, salário-maternidade (após carência), pensão e auxílio-reclusão. Porém é necessário também cumprir com as obrigações descritas por lei. Aquele que estiver cadastrado como MEI precisa pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), que abrange a contribuição previdenciária e os impostos. Fora isso, é necessária a emissão da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).

Por que emitir a nota fiscal?

Em setembro de 2023, passou a vigorar a decisão nº 169/2022, que obriga todo Microempreendedor Individual (MEI) a emitir a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e). Aqueles que não emitirem a nota fiscal podem sofrer multas, apreensão de mercadorias, suspensão ou cancelamento do registro do contribuinte e até mesmo prisão.

Quais são os tipos de notas fiscais?

Existem quatro tipos de notas fiscais que podem ser emitidas pelo microempreendedor individual. Vale frisar que a necessidade de emissão de cada uma depende do vínculo de prestação de serviço. São elas:

  • Nota Fiscal Avulsa;

  • Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e);

  • Nota Fiscal Eletrônica (NFe);

  • Nota Fiscal de Venda ao Consumidor.

Algumas precisam ser impressas, seja para oferecer aos clientes ou para um melhor controle interno. De toda forma, possuir uma impressora fiscal pode facilitar a vida de quem trabalha de casa e não possui tantos recursos disponíveis.

Nota Fiscal Avulsa (NFA)

Indicada para quem não faz vendas frequentes de produtos e serviços, a nota fiscal avulsa pode ser emitida individualmente, em papel ou de forma eletrônica. A emissão online pode ser feita através do site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), e o procedimento varia conforme o estado. Além disso, existem dois modelos de NFA: o 55, emitido e armazenado eletronicamente com envio ao cliente em formato XML, e o 1-A, que, apesar de ser gerado também online, somente a via impressa possui validade legal. Para emitir a NFA como MEI, recomenda-se procurar a Sefaz local para orientações específicas.

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

A Nota Fiscal Avulsa Eletrônica elimina trabalhos manuais e evita erros na digitação. Ela pode ser solicitada totalmente online. Caso o serviço não funcione, é necessário comparecer à Secretaria da Fazenda (Sefaz) para obter a versão impressa. Para emitir a nota fiscal, é preciso acessar o site da Receita Federal e se identificar como MEI. Depois, é preciso informar os dados necessários, validar e transmitir a nota. Depois, pode ser impressa ou baixada em arquivo XML.

Nota Fiscal Eletrônica (NFe)

O MEI não é obrigado a emitir Nota Fiscal Eletrônica, mas pode optar por fazê-lo para regularizar informações tributárias e manter um controle dos processos da empresa. Caso escolha emitir a Nota Fiscal Eletrônica, o MEI deve cumprir os mesmos requisitos exigidos para empresas que não são MEI.

Nota Fiscal de Venda ao Consumidor

A Nota Fiscal de Venda ao Consumidor, destinada à venda de mercadorias, pode ser preenchida manualmente. Para emiti-la, é necessário obter autorização da Secretaria da Fazenda Estadual e solicitar a impressão de um bloco de notas fiscais. Esse modelo não está disponível em todos os estados, sendo necessário buscar alternativas para a emissão do documento.

Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e)

A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é a que registra a prestação de serviços. Ela substitui a nota fiscal tradicional em papel e simplifica o processo de emissão e armazenamento. A NFS-e é emitida através de sistemas eletrônicos disponibilizados pelas prefeituras, para melhorar o controle fiscal, reduzir fraudes e facilitar a administração tributária.

Total
0
Shares
Anterior
Empresas aumentam adesão ao seguro de vida em grupo, aponta FenaPrevi
Na HDI Seguros, o corretor encontra vantagens exclusivas que geram produtividade e novas oportunidades de negócios/ Foto: Freepik

Empresas aumentam adesão ao seguro de vida em grupo, aponta FenaPrevi

Além dos benefícios para os colaboradores, seguro pode representar ferramenta de

Próximo
CAOA Chery vence pela terceira vez consecutiva o Prêmio Consumidor Moderno com atendimento da Allianz Partners
CAOA Chery vence pela terceira vez consecutiva o Prêmio Consumidor Moderno com atendimento da Allianz Partners / Consumidor Moderno / Reprodução

CAOA Chery vence pela terceira vez consecutiva o Prêmio Consumidor Moderno com atendimento da Allianz Partners

Empresa leva mais um prêmio na categoria Automóveis, se destacando pelo suporte

Veja também