Entender os costumes e o clima local evita situações embaraçosas e desconfortáveis
Organizar uma viagem é, ao mesmo tempo, excitante e estressante. Por um lado, é normal que as pessoas fiquem empolgadas por fugirem da rotina e irem para um novo canto, podendo descansar e aproveitar para conhecer um lugar novo. Por outro lado, a viagem exige muito planejamento, como a compra de passagens e reserva de hotel feitas com antecedência, além de decidir o que colocar na mala.
Nesse processo de planejamento, é muito importante procurar conhecer um pouco mais sobre o destino. Isso porque reservar um quarto no melhor hotel em São Paulo é uma maravilha, mas a sua viagem pode se tornar uma experiência muito mais proveitosa se você souber o que visitar na cidade. Em alguns casos, essa pesquisa prévia pode evitar alguns maus bocados. Quer saber como? Entenda no texto a seguir.
Costumes
Conhecer os costumes e a cultura local é fundamental quando se vai para um lugar novo, sobretudo ao fazer viagens internacionais. Cada canto do mundo tem a sua própria história, já que os processos históricos que formaram as tradições e os costumes de alguns países são bem diferentes dos que aconteceram no Brasil.
Assim, conhecer essa cultura diferente é uma questão de respeito com os nativos. Esse conhecimento é capaz de evitar que você fale ou faça algo que seja ofensivo. Quer um exemplo fácil de entender? O famoso sinal de “joinha” que se faz no Brasil, e que por aqui tem uma conotação positiva, é considerado um sinal de insulto e desaprovação em países como Afeganistão, Irã e Iraque. Já na Tailândia esse sinal é interpretado como algo vulgar e infantil, mas pode ser considerado ofensivo em determinadas situações.
Outro exemplo da importância desse conhecimento ocorreu na Copa do Mundo de 2022. Na ocasião, muitos aprenderam que no Catar, país sede do torneio, é proibido por lei a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas. Assim, para evitar problemas com os locais e até mesmo com as autoridades, era necessário fazer essa pesquisa antes de viajar para o país.
Clima
Acredite: você não vai querer viajar para um lugar sem ter ideia do clima da região. Mesmo que seja para outro canto do Brasil, o tamanho do nosso país faz com que se tenha muitos climas diferentes, em alguns casos até dentro do mesmo estado. Além disso, a época do ano também interfere no clima, com o tempo podendo estar mais seco, chuvoso, frio ou quente quando for a data da sua viagem.
Conhecer o clima é importante para saber o que levar na mala. Se for um destino mais frio, não podem faltar roupas quentes, como casacos, jaquetas, calças longas e cachecóis. Se for um lugar muito ensolarado, roupas mais leves e protetor solar também se tornam obrigatórios. Ao levar as roupas adequadas, você evita sofrer com o desconforto térmico durante a viagem.
Moeda
Outro ponto que é muito importante para viagens internacionais é estar familiarizado com a moeda local. Muitos podem pensar que basta trocar os reais por dólares e que a moeda norte-americana será aceita em qualquer situação. Isso é válido em muitos casos, é verdade, mas não é um método infalível.
Além disso, ficar atento à cotação da moeda local ajuda você a se organizar financeiramente e planejar melhor a viagem. Quando se sabe quanto o seu dinheiro vale naquele lugar, torna-se mais fácil calcular quais serão os gastos com transporte, comida, hospedagem, passeios e compras de lembrancinhas, por exemplo.
Roteiro de passeios
O roteiro é outro ponto em que a pesquisa prévia se faz tão necessária. Afinal, uma das partes mais gostosas de qualquer viagem é conhecer novos lugares, principalmente pontos turísticos — sejam os mais badalados, sejam aquelas joias escondidas que somente os locais conhecem. Mas como saber o que visitar se você não procurar conhecer antes?
Querer organizar passeios apenas quando chegar ao destino é uma tremenda perda de tempo. O ideal é aproveitar as semanas antes da viagem para se familiarizar com os principais pontos turísticos da região. Verifique quais podem ser conhecidos no mesmo dia e compreenda qual será a melhor forma de se translocar entre eles — a pé, por transporte público ou de carro alugado. Aproveite também para conhecer opções de restaurantes próximos a esses locais para não perder tempo.