Europ Assistance Brasil

ABC Brasil automatiza cálculo de carbono do cliente e busca impulsionar a jornada de descarbonização da carteira

Lucro Líquido do ABC Brasil atinge R$ 223 milhões no primeiro trimestre de 2024 / Divulgação
Divulgação

Projeto piloto marca o início da mesa de crédito de carbono e reforça o compromisso do ABC Brasil com a sustentabilidade

O Banco ABC Brasil automatiza o cálculo de emissão de carbono do seu portfólio de clientes e, com isso, busca impulsionar a jornada de descarbonização de sua carteira. Há cerca de 4 anos, o banco compensa suas emissões diretas e de energia – escopos 1 e 2. E, a partir de agora, passa a calcular as que são financiadas – escopo 3.

A instituição financeira tem Mudanças Climáticas como tema prioritário e investe em iniciativas de sustentabilidade, alinhadas às melhores práticas ESG do mercado. Essas ações fazem parte da estratégia do ABC Brasil de se posicionar como um banco que impulsiona o cliente na transição para uma economia de baixo carbono.

“As emissões financiadas são consideradas as emissões mais relevantes na operação de instituições financeiras. No ABC Brasil, essa mensuração está sendo a base para a nossa estratégia de descarbonização, nos permitindo conectar os clientes mais intensivos em carbono a soluções que os impulsionam à transição para uma economia de baixo carbono”, segundo Fabiana Silva, Head de ESG do ABC Brasil.

Projeto piloto

O projeto piloto foi realizado com uma empresa do setor de transporte — o segundo maior setor emissor da carteira de carbono do banco, inaugurando sua a mesa de crédito de carbono. Na operação, o banco foi responsável por viabilizar a neutralização das emissões de carbono do financiamento da renovação da frota de caminhões da empresa, utilizando o cálculo detalhado das emissões financiadas como base. Essa é mais uma solução financeira personalizada oferecida pelo Banco ABC Brasil que incentiva práticas de baixo carbono.

Impulso para a descarbonização

Essa solução está alinhada ao esforço global para mitigar as mudanças climáticas. “À medida que a agenda climática avança, práticas de descarbonização, como a utilização de créditos de carbono para compensar emissões residuais, têm se tornado cada vez mais demandadas”, segundo Izabel Branco, vice-presidente de Talentos, Marca e ESG.

A tecnologia, aliada ao compromisso com a sustentabilidade, permite que o banco atue de forma estratégica e diferenciada no mercado voluntário de carbono, facilitando o acesso de seus clientes a soluções de descarbonização e acelerando sua contribuição para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

A comercialização de crédito de carbono é mais uma das soluções financeiras sustentáveis que o ABC Brasil vem disponibilizando ao mercado. “Entre as opções oferecidas pelo banco estão o CDB Verde, linhas de financiamento de baixo carbono e estruturação de títulos sustentáveis no mercado de capitais, todas voltadas para promover uma economia mais sustentável e de baixo carbono” segundo Silva.

Com esse passo importante, o ABC Brasil consolida sua posição como uma instituição que não só entende a importância da sustentabilidade, mas também trabalha ativamente para ajudar seus clientes na jornada rumo à descarbonização.

Total
0
Shares
Anterior
Para 96% dos paulistanos, cidade está despreparada para os impactos climáticos
Fábio Leme, Diretor Executivo de Personal Lines e Marketing da Zurich Seguros no Brasil / Foto: Divulgação

Para 96% dos paulistanos, cidade está despreparada para os impactos climáticos

São Paulo, Tóquio e Nova York são vistas como as menos estruturadas para

Próximo
CEO da Seguradora ALM participou do Amcham Talks para debater as tendências e a inovação
Alexandre Dominguez, CEO da Seguradora ALM / Foto: Divulgação

CEO da Seguradora ALM participou do Amcham Talks para debater as tendências e a inovação

Veja também