No último convênio, entre novembro de 2021 e julho de 2023, as exportações das indústrias brasileiras participantes do projeto superaram US$ 205 milhões
O cenário positivo e as boas expectativas futuras foram essenciais para a renovação do projeto setorial que há mais de duas décadas incentiva a internacionalização da indústria de saúde do país. O novo convênio, que vai de outubro de 2023 a outubro de 2025, terá 22 países das Américas, África, Ásia e Oriente Médio como mercados-alvo, recebendo ações focadas em fortalecer a presença do Brasil no cenário de saúde local e em abrir novos mercados para a produção brasileira. Entre as ações planejadas estão missões comerciais, encontros estratégicos e participação em importantes feiras internacionais como MEDICA, Arab Health, FIME, AEEDC, IDS, MedLab e AACC.
A indústria brasileira de dispositivos médicos é referência mundial, uma vez que exporta para mais de 120 países, desde equipamentos de raio-X, implantes odontológicos até agulhas cirúrgicas e implantes cardíacos. Só em 2022, os cerca de 130 fabricantes participantes do Brazilian Health Devices (BHD), o projeto setorial da ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), exportaram um total de US$ 97,73 milhões em dispositivos médicos, registrando crescimento de 17,6% em comparação ao ano anterior.
“Com a renovação da parceria, as exportadoras brasileiras terão a oportunidade de seguir expondo suas tecnologias e inovações no pavilhão brasileiro nos principais eventos internacionais voltados à indústria da saúde”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO enfatizando que a presença do Brasil nesses eventos contribui para o desenvolvimento da imagem do país como um dos principais fabricantes de dispositivos médicos da América Latina.