Instituição vai liderar os debates sobre certificação, tributação e expansão da infraestrutura de recarga durante o C-Move 2025, em São Paulo (SP)
A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) faz a curadoria do terceiro dia de debates no Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos (C-Move São Paulo), que acontecerá de 30 de setembro a 2 de outubro, no São Paulo Expo, em paralelo ao Salão da Mobilidade Verde & Cidades Inteligentes (e-Mob).
No dia 2 de outubro, a entidade liderará cinco painéis estratégicos que vão tratar de temas decisivos para o futuro da eletromobilidade no Brasil, como certificação de sistemas de recarga, tributação da infraestrutura, expansão da rede de pontos públicos e privados e incentivos à indústria nacional. Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, a programação reflete a missão da entidade de acelerar a transição energética no país.
Entre os destaques, está o painel “Eletromobilidade e Segurança em Edificações”, que discutirá a Diretriz da Conselho Nacional de Comandantes Gerais dos Corpos de Bombeiros Militares (Ligabom). O objetivo é esclarecer critérios técnicos, medidas de prevenção e requisitos de segurança que garantam a convivência entre veículos elétricos e a combustão em um mesmo espaço.
“A diretriz nacional sobre estações de recarga em edificações, divulgada pela Ligabom, tem caráter de recomendação e orientação para que cada estado decida sobre sua adoção. Em São Paulo, por termos um regulamento diferente, a aplicação integral da norma dependerá de alterações legais, o que torna sua implementação completa inviável nos próximos meses”, afirmou o capitão PM Roberto Adashi, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que comentou o tema pela primeira vez em evento oficial durante o seminário “Caminhos para a Eletromobilidade Urbana em São Paulo”, promovido pela Prefeitura, C40, Zebra, ICCT e ABVE, no Memorial da América Latina, semana passada.
O painel também trará um panorama internacional, com exemplos da Europa e dos Estados Unidos, onde já estão consolidadas práticas como uso de sprinklers, ventilação adequada e protocolos específicos de emergência. “O C-Move será um marco para debatermos não apenas tecnologia, mas também a criação de condições regulatórias, tributárias e industriais que permitam ao Brasil ser protagonista na mobilidade elétrica. A ABVE acredita que segurança, previsibilidade e incentivo são pilares para consolidar esse ecossistema”, disse Ricardo Bastos.
Dois painéis conduzidos pela ABVE vão discutir os critérios de certificação do Inmetro para a segurança de carregadores e baterias, especialmente voltados para veículos levíssimos, como motos, bicicletas, patinetes e monociclos. O objetivo é garantir confiabilidade e proteção ao consumidor, fortalecendo o marco regulatório da eletromobilidade no país.
“Com a certificação do Inmetro, damos um passo fundamental para proteger usuários e fabricantes, ao mesmo tempo em que promovemos mais confiança e transparência no mercado. Essa é uma condição essencial para a expansão segura da eletromobilidade no Brasil”, destacou o presidente da ABVE.
Pela primeira vez, Lecar exibirá lado a lado os mockups do SUV 459 e da picape Campo
No e-Mob, a Lecar exibirá pela primeira vez, lado a lado, os mockups do SUV Lecar 459 e da picape Campo, reforçando sua estratégia 100% brasileira de unir eletrificação e biocombustíveis. O SUV híbrido flex EREV roda até 100 km no modo elétrico e alcança 1.000 km de autonomia total, enquanto a picape Campo, a primeira cabine dupla híbrida flex com tração elétrica traseira do país, combina robustez e eficiência, também com até 1.000 km de autonomia usando apenas 30 litros de etanol. “Pela primeira vez, estaremos apresentando juntos os dois mockups, permitindo que os visitantes conheçam de perto os conceitos de cada produto e tenham uma visão do que a Lecar está desenvolvendo para o futuro da mobilidade sustentável”, sinalizou Flávio Figueiredo Assis, presidente da empresa. Os dois modelos serão produzidos na fábrica em Sooretama (ES), prevista para iniciar operações no próximo ano.
Além da exposição na feira, a Lecar também participará do C-Move no dia 1º de outubro. Seu presidente estará no painel “Tendências em Veículos Elétricos”, ao lado de executivos e especialistas, para apresentar a visão estratégica da marca sobre o papel do etanol aliado à eletrificação como diferencial competitivo para a mobilidade sustentável.
Tributação da infraestrutura de recarga
Outro tema de destaque será a distorção tributária do ICMS na infraestrutura de recarga, que em muitos casos resulta em dupla tributação sobre energia e serviços. O painel discutirá alternativas para tornar o ambiente regulatório mais justo e competitivo.
“Não basta avançar em tecnologia. Se não corrigirmos os entraves tributários, vamos limitar o ritmo de investimentos e encarecer o acesso à mobilidade elétrica. Precisamos de um modelo que estimule, e não desestimule, a expansão da rede de recarga”, reforçou o executivo.
Evolução da infraestrutura de recarga no Brasil
Com 16,8 mil pontos públicos e semipúblicos mapeados no país e um salto de 59% em recargas rápidas (DC) entre fevereiro e agosto de 2025, o painel mostrará como a infraestrutura brasileira entrou em nova fase.
“O crescimento da recarga rápida é um divisor de águas. Mostra que o setor amadureceu e que a eletromobilidade já é realidade para longas distâncias. Agora o desafio é garantir capilaridade e acesso democrático a essa rede em todo o território nacional”, reforçou o presidente da ABVE.
Incentivos à indústria de veículos elétricos
O último painel abordará a importância de políticas de fomento e investimentos privados para estruturar uma base produtiva nacional competitiva. “Se quisermos gerar empregos, atrair fábricas e integrar a cadeia global de valor, precisamos de incentivos claros e de longo prazo. O Brasil tem a oportunidade de alinhar desenvolvimento industrial com sustentabilidade, mas não podemos perder tempo”, concluiu Bastos.
Tributação da infraestrutura de recarga
Outro tema de destaque será a distorção tributária do ICMS na infraestrutura de recarga, que em muitos casos resulta em dupla tributação sobre energia e serviços. O painel discutirá alternativas para tornar o ambiente regulatório mais justo e competitivo. “Não basta avançar em tecnologia. Se não corrigirmos os entraves tributários, vamos limitar o ritmo de investimentos e encarecer o acesso à mobilidade elétrica. Precisamos de um modelo que estimule, e não desestimule, a expansão da rede de recarga”, ponderou o presidente da ABVE.
Evolução da infraestrutura de recarga no Brasil
Com 16,8 mil pontos públicos e semipúblicos mapeados no país e um salto de 59% em recargas rápidas (DC) entre fevereiro e agosto de 2025, o painel mostrará como a infraestrutura brasileira entrou em nova fase. “O crescimento da recarga rápida é um divisor de águas. Mostra que o setor amadureceu e que a eletromobilidade já é realidade para longas distâncias. Agora o desafio é garantir capilaridade e acesso democrático a essa rede em todo o território nacional”, apontou Ricardo Bastos.
Incentivos à indústria de veículos elétricos
O último painel abordará a importância de políticas de fomento e investimentos privados para estruturar uma base produtiva nacional competitiva. “Se quisermos gerar empregos, atrair fábricas e integrar a cadeia global de valor, precisamos de incentivos claros e de longo prazo. O Brasil tem a oportunidade de alinhar desenvolvimento industrial com sustentabilidade, mas não podemos perder tempo”, ressaltou Bastos.
A programação completa do C-Move pode ser acompanhada no link: https://salaoemob.com.br/c-
Serviço
Evento: C-MOVE São Paulo (Congresso da Mobilidade Verde e Veículos Elétricos)
Data: 30/09 a 02/10
Horário: 9h às 18h
Local: São Paulo Expo