ACREFI firma parceria com Data Rudder e B3 para atender a Resolução Nº 6 do Banco Central

Como ficam seus investimentos com a Selic em 13,75% ao ano / Foto: Freepik
Foto: Freepik

Através da solução criada entre a startup de data analytics e a bolsa de valores brasileira, as associadas da Acrefi poderão compartilhar seus dados sobre indícios de fraude, atendendo às exigências da resolução

Para apoiar as instituições nessa nova etapa do combate à fraude, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI) se une com Data Rudder e a B3. Juntas, as empresas apresentarão aos associados o DataBusters: uma solução para o envio e consulta dos dados sobre fraude

Faltando menos de um mês para a Resolução Conjunta Nº6 entrar em vigor, as instituições estão se organizando para atender as demandas do Banco Central. Na normativa publicada em maio deste ano, a autoridade monetária determinou o compartilhamento de dados sobre indícios de fraude nas organizações.

A iniciativa chega em conjunto com outros projetos do Bacen, com foco em reforçar as ações de segurança no sistema financeiro, principalmente em relação ao PIX.

O sistema foi introduzido ao mercado no início de setembro e tem como objetivo ressaltar também as oportunidades que surgem a partir do cumprimento da normativa. “Quando criamos o DataBusters, essa foi uma das questões prioritárias para nós. Além da interoperabilidade entre sistemas e de todos os outros requisitos previstos na própria resolução, a gente sabia que poderia entregar algo a mais para os nossos clientes. Foi por isso que criamos um selo de qualidade da informação e um score de risco sobre cada indício”, explica Rafaela Helbing, CEO da Data Rudder.

Além de contar com condições exclusivas e novos recursos, os associados da ACREFI poderão atender à normativa gratuitamente. Ou seja, as empresas que optarem por apenas cumprir os requisitos do Banco Central, poderão recorrer ao sistema sem custo nenhum no envio das informações.

Segundo a cofundadora da startup, a ideia não é só apresentar uma vantagem competitiva ao mercado, mas realmente apoiar as instituições nas demandas da Resolução Nº6 e na prevenção às fraudes.

A B3, parceira da empresa em outros projetos, ficará responsável por toda infraestrutura e governança de dados, além de contribuir com a segurança e neutralidade conhecida em todo ecossistema financeiro. As informações poderão ser compartilhadas manualmente através da plataforma ou automaticamente via API.

“A B3 e a Data Rudder tem o melhor produto do mercado para o atendimento da Resolução Conjunta nº6 do Bacen. Entregamos segurança, resiliência, agilidade e profundo conhecimento do mercado financeiro. Essa parceria que acabamos de firmar com a ACREFI já demonstra o reconhecimento do nosso propósito em apoiar o desenvolvimento sustentável do mercado”, afirma Icaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3..

Os associados vão poder compartilhar dados em cinco categorias: cadastral, cartões de débito e crédito, meios de pagamento, TED/DOC e PIX.

Através dos recursos oferecidos na plataforma, as empresas poderão enriquecer os modelos de análise e visualizar com clareza a rede de relacionamento associada ao indício de fraude. Com o selo de qualidade da informação e o score de risco, as instituições poderão verificar, por exemplo, se uma chave PIX, um CPF ou e-mail faz parte de um esquema de contas laranja ou não.

“A ACREFI busca de forma constante por melhores soluções e condições para os seus associados. Diante disso, o DataBusters, um sistema desenvolvido especificamente para a Resolução Conjunta nº6, garante a solidez e a segurança que o mercado precisa para o atendimento regulatório”, ressalta Tadeu Silva, presidente da Acrefi.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Prev
IA e reflexo global: livro reúne análises e perspectivas interdisciplinares
IA e reflexo global: livro reúne análises e perspectivas interdisciplinares/ Foto: Divulgação

IA e reflexo global: livro reúne análises e perspectivas interdisciplinares

Lançamento da editora Almedina Brasil compila ensaios sobre temas como direitos

Next
Bradesco Seguros apresenta assistências emergenciais para tratar sinistros na região de Blumenau (SC)
Bradesco Seguros apresenta assistências emergenciais para tratar sinistros na região de Blumenau (SC) / Foto: Divulgação

Bradesco Seguros apresenta assistências emergenciais para tratar sinistros na região de Blumenau (SC)

Foram registrados mais de 370 pedidos de atendimentos emergenciais na Bradesco

You May Also Like