Adeus ao DOC: Pix surge como protagonista nas transações financeiras

Alexandre Ripamonti, professor de economia e finanças da ESPM/ Foto: Divulgação
Alexandre Ripamonti, professor de economia e finanças da ESPM/ Foto: Divulgação

Explore a revolução financeira com o fim do DOC! Especialista, Alexandre Ripamonti, compartilha insights sobre o Pix como concorrente dos cartões de crédito

O mercado financeiro se despede das transações via DOC (Documento de Ordem de Crédito), abrindo caminho para uma era de transferências instantâneas. Números recentes da Febraban indicam uma queda expressiva nas operações via DOC, assim representando apenas 0,05% do total de transações no primeiro semestre de 2023.

Impacto Profundo: Especialista Analisa o Fim do DOC na Vida Cotidiana

Alexandre Ripamonti, professor de economia e finanças da ESPM analisa que a transformação representa um divisor de águas para o cidadão comum, gerando impactos imediatos no procedimento de transferência de recursos. “O fim do DOC é um marco que transforma toda a transferência de dinheiro em quase que imediato. Isso faz parte de um dos maiores objetivos do Banco Central: aumentar a liquidez do sistema financeiro”, afirma o professor.

Pix x Cartões de Crédito: Disputa Pela Preferência do Consumidor

Com a programação de pagamentos via Pix, surge uma alternativa ao parcelamento no cartão de crédito, aumentando a concorrência. O risco é transferido para as empresas que parcelam no Pix, mas os consumidores podem se beneficiar com possíveis reduções nas taxas de juros. De acordo com Alexandre isso aumenta a concorrência com os cartões, no entanto, o benefício para o consumidor é uma possível redução nas taxas de juros do cartão de crédito.

Acordo de Basileia e a Redução do Risco de Liquidez

O acordo internacional de Basileia destaca a importância de monitorar a liquidez no sistema financeiro. O especialista explica “O fim do DOC e TED permite que o risco de liquidez seja reduzido, conforme o estipulado no acordo internacional”.

Estratégias das Instituições: Criatividade para Compensar a Perda de Receita

Para compensar a perda de receita com o fim do DOC, as instituições financeiras buscam criar novos produtos a fim de oferecer opções de crédito aos clientes. “Algumas já vinculam financiamentos aos pagamentos programados via Pix, adaptando-se ao novo cenário”, assim observa Ripamonti.

O Futuro: Pagamentos Imediatos e Fortalecimento do Sistema Financeiro

Ripamonti projeta um futuro com pagamentos imediatos, fortalecendo o mercado financeiro e eliminando o risco de crédito. “Essa transformação traz robustez ao sistema, garantindo pagamentos imediatos em qualquer momento e entre qualquer tipo de instituição,” destaca o Professor.

Contudo, ao fortalecer o sistema financeiro e aumentar a concorrência entre as instituições, o cidadão comum é quem mais se beneficia. Desde 2013, mais de 70 milhões de pessoas sem conta bancária se tornaram parte do sistema, contribuindo para melhorias na qualidade de vida, educação e redução da corrupção.

*Publicado por Maria Eduarda Cortez, sob supervisão do jornalista William Anthony (MTB 94559/SP).

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Economia do Paraná está mais forte: Transporte de cargas planeja continuidade em 2024
Economia do Paraná está mais forte: Transporte de cargas planeja continuidade em 2024/ Foto: Unsplash

Economia do Paraná está mais forte: Transporte de cargas planeja continuidade em 2024

No período de janeiro a outubro de 2023, o estado do Paraná apresentou um

Próximo
FamiliarIDADES: novo canal patrocinado pela Bradesco Vida e Previdência traz conteúdos e dicas para todas as gerações das famílias
Jorge Nasser, diretor presidente da Bradesco Vida e Previdência e Alexandre Nogueira, diretor de marketing da Bradesco Seguros/ Foto: Divulgação

FamiliarIDADES: novo canal patrocinado pela Bradesco Vida e Previdência traz conteúdos e dicas para todas as gerações das famílias

De forma lúdica e interativa, ambiente oferece informações sobre saúde,

Veja também