A cidade de Afrânio, em Pernambuco, poderá contar, em breve, com um novo sistema de abastecimento de água. Nesta quarta-feira (24), foi publicado no Diário Oficial da União convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a prefeitura local para a elaboração de estudos e projeto para implantação do sistema, que deve levar água potável a cerca de 20 mil pessoas. O valor investido nesta etapa é de mais de R$ 1 milhão.
O secretário nacional de Segurança Hídrica do MDR, Sérgio Costa, destaca a importância de garantir o fornecimento de água aos moradores de municípios com problemas relacionados à escassez hídrica. “A água e o saneamento básico estão entre as principais ferramentas de prevenção a doenças, a verminoses. Então, quando levamos água para a torneira das pessoas, levamos saúde também, além de dignidade e desenvolvimento”, afirma.
A construção do sistema de abastecimento de água em Afrânio faz parte de um conjunto de ações com o objetivo de aumentar a segurança hídrica do semiárido brasileiro, por meio de iniciativas que garantam o acesso ao abastecimento de água para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.
Para isso, o MDR impulsiona a entrega de poços artesianos, cisternas, sistemas simplificados de abastecimento de água e unidades de dessalinização em comunidades rurais do Nordeste e do semiárido mineiro, já que 70% dos poços da região têm altos índices de salinidade. Além disso, moradores das comunidades rurais são capacitados e ficam responsáveis pela gestão das unidades.
Atualmente, há 912 sistemas de dessalinização em operação nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, atendendo aproximadamente 218 mil pessoas que residem em municípios mais críticos quanto ao acesso à água. Até o fim de 2022, a previsão é de que outros 397 dessalinizadores sejam implantados na região semiárida do Brasil e mais 600 mil brasileiros tenham acesso a água.