Foram 135 pedidos no mês, com as MPEs na liderança das requisições. Em contrapartida, solicitações de falências registraram queda
Dados do Indicador de Falências e Recuperações Judiciais da Serasa Experian mostraram que, em agosto, foram registrados 135 pedidos de recuperação judicial no Brasil, um crescimento de 82,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, e um crescimento de 32,4% em relação ao mês anterior. Confira a seguir o gráfico com os dados completos:
“A contínua expansão da relação de empresas inadimplentes evidencia que a falta de estabilidade econômica ainda representa um obstáculo para os empresários. Nesse sentido, é inevitável que muitos, prejudicados financeiramente, busquem a recuperação judicial como alternativa para reestruturar a capacidade financeira e evitar a falência”, explica o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
A análise também revelou que as micro e pequenas empresas lideraram as requisições, com 91 requerimentos, em seguida estavam os médios negócios (31) e os grandes (13). Em agosto do ano anterior, as MPEs registraram 51 solicitações, seguidos pelas companhias de porte médio (11) e grande (16).
Ainda segundo o levantamento, as companhias do setor de “Serviços” foram as responsáveis pelo maior volume das requisições, mostrando aumento na comparação anual. “Comércio” ficou em segundo lugar e, em sequência, estavam “Indústria” e o setor “Primário”. Confira na tabela a seguir os dados completos de cada segmento:
Solicitações de falência caem 9,6%
Em agosto de 2023, o total foi de 103 pedidos de falências, uma queda de 9,6% na comparação anual e retração de 2,8% em relação a julho deste ano. Também foram as Micro e Pequenas Empresas que ficaram com a maior parte dos requerimentos no período (58), seguido pelas Médias (25) e Grandes companhias (20). Em relação aos setores, o de “Indústria” foi o mais afetado, com 39 pedidos, seguido por “Comércio” (33), “Serviços” (30) e “Primário” (1). “Esta queda demonstra que os processos de recuperação judicial estão surtindo efeito, permitindo que os devedores consigam renegociar suas dívidas com os credores e evitar chegar na fase de falência”, analisa o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Serasa Experian ajuda empreendedores contra a inadimplência
Um dos principais motivos para as empresas terem dificuldade em pagar suas dívidas é por sofrerem inadimplência de seus próprios clientes. Por isso, a ferramenta da Serasa Experian de Recuperação de Dívidas dos clientes possui todo um aparato de cobrança, negativação e ganho de eficiência com mais agilidade. Tudo isso respaldado pela base nacional de negativados da Serasa Experian e que preza pelo bom relacionamento entre empresas e consumidores. Mais informações estão disponíveis na página oficial da Serasa
Metodologia
O Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações Judiciais é construído a partir do levantamento mensal das estatísticas de falências (requeridas e decretadas) e das recuperações judiciais e extrajudiciais registradas mensalmente na base de dados da Serasa Experian, provenientes dos fóruns, varas de falências e dos Diários Oficiais e da Justiça dos estados. O indicador é segmentado por porte.