Com o programa Mommy Care, a operadora promove acolhimento, orientação e cuidado contínuo do pré-natal ao pós-parto, incluindo a amamentação
Celebrado em todo o país durante o mês de agosto, o Agosto Dourado busca conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno. A iniciativa reforça que este é um gesto de cuidado com impacto direto na saúde do bebê e da mãe, e enfatiza que esse processo exige acolhimento, escuta e orientação, especialmente nos primeiros meses. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação é que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses e que, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, sigam sendo amamentados até, pelo menos, os 2 anos de idade.
Pensando nas mães e na melhor forma de apoiá-las neste momento de suas vidas, a Care Plus – operadora de saúde líder no segmento premium, com soluções em Medicina, Odontologia, Saúde Ocupacional e Vacinas, e que integra o grupo global Bupa -, investe em um modelo de cuidado mais próximo, humano e personalizado. Criado em 2013, o Mommy Care é um dos principais programas da empresa, voltado exclusivamente ao apoio e acompanhamento de mulheres durante e depois da gestação. A iniciativa oferece suporte clínico e emocional dos primeiros meses da gravidez ao retorno à rotina profissional, com foco no bem-estar materno e no desenvolvimento do bebê.
De acordo com Ricardo Salem, diretor da Saúde da Care Plus, a amamentação, essencial tanto para a saúde do bebê quanto da mãe, é um dos pilares do atendimento do programa. “Amamentar não é apenas instintivo. Muitas mães enfrentam desafios físicos e emocionais e, por isso, é tão importante que se sintam amparadas e bem-informadas. Acompanhadas por uma equipe multidisciplinar formada por enfermeiras obstetras, nutricionistas e psicólogas, nossas beneficiárias recebem orientações práticas sobre técnicas, posições e sinais de alerta”, afirma.
O executivo ressalta ainda que, quando o bebê se aproxima dos seis meses de vida, o programa passa a oferecer também orientação nutricional para apoiar a introdução alimentar. Após o fim da licença-maternidade, o suporte psicológico também está disponível para quem deseja conversar sobre os desafios do retorno ao trabalho, a nova rotina, a importância do autocuidado e o vínculo com o bebê.
O Mommy Care também acompanha as transformações sociais e comportamentais que têm impactado o universo da gestação, garantindo suporte a mães solo, atendimento adequado a gestações tardias, incentivo à parentalidade ativa e valorização de práticas como o parto humanizado. Em 2024, os resultados positivos reforçaram a efetividade do programa: 93% de partos a termo, 32% de partos vaginais, e um índice de satisfação (NPS) de 91,3%.
A tecnologia também é uma aliada da operadora de saúde nesse processo: com o uso do TytoCare, é possível realizar exames clínicos com alta precisão e de forma remota. As gestantes com diabetes têm acesso ao FreeStyle Libre, sensor de monitoramento contínuo da glicose, ampliando o controle de condições crônicas com segurança. Além disso, o uso de dados e inteligência artificial tem permitido à Care Plus oferecer uma experiência de cuidado ainda mais personalizada e centrada nas reais necessidades de cada família. “O Mommy Care reforça nosso compromisso em assegurar que as mães sejam protagonistas da sua própria jornada e recebam informações e tratamento de qualidade. Ao disponibilizar esse cuidado e apoio de profissionais preparados, contribuímos não apenas para o empoderamento materno, como também para ampliar a conscientização sobre os benefícios da amamentação”, conclui Ricardo.