Europ Assistance Brasil

Agosto Dourado: pediatra alerta para a importância da amamentação no desenvolvimento do bebê

Agosto Dourado: pediatra alerta para a importância da amamentação no desenvolvimento do bebê / Foto: Pixabay
Agosto Dourado: pediatra alerta para a importância da amamentação no desenvolvimento do bebê / Foto: Pixabay

Especialista da rede de clínicas Meu Doutor Novamed dá orientações sobre essa etapa da maternidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê. Ou seja, nesse período essa é a opção mais saudável e completa para o recém-nascido, mas vale lembrar que nem toda mãe consegue produzir leite, por isso, o ideal é ter o acompanhamento médico necessário para garantir uma nutrição saudável nessa etapa tão complexa da maternidade.

Fabrício Messias da Rosa, pediatra da rede Meu Doutor Novamed em Curitiba (PR) / Foto: Divulgação
Fabrício Messias da Rosa, pediatra da rede Meu Doutor Novamed em Curitiba (PR) / Foto: Divulgação

Para ressaltar a importância do aleitamento materno, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) – de 1º a 7 de agosto – fomenta a conscientização sobre o tema em mais de 100 países pelo mundo. E, em incentivo a essa prática entre as mães, o pediatra Fabrício Messias da Rosa, da rede Meu Doutor Novamed em Curitiba (PR), destaca os benefícios do leite materno e os cuidados essenciais durante o período de lactação, enfatizando sua contribuição para a segurança alimentar e física dos bebês.

“O leite materno é a fonte de nutrição mais adequada, fornecendo todos os nutrientes essenciais para uma evolução saudável do bebê nos primeiros meses de vida. Além disso, contém anticorpos e células imunológicas que ajudam a protegê-lo contra infecções respiratórias, gastrointestinais, alergias e outras doenças”, explica o especialista.

O Dr. Fabrício da Rosa ressalta, ainda, que o leite materno é fundamental para a redução do risco de desenvolvimento de doenças na criança também a longo prazo: “O aleitamento materno está associado a um menor risco de obesidade infantil, síndrome da morte súbita do lactente (SMSL), doenças cardiovasculares, câncer infantil, entre outras condições”, completa.

Principais benefícios do aleitamento para o bebê

  1. Desenvolvimento cerebral. O leite materno é rico em ácidos graxos essenciais, que auxiliam no incremento do sistema nervoso do bebê;
  2. Diminui a morbimortalidade infantil;
  3. Proteção contra doenças: os anticorpos da mãe são passados à criança pelo leite materno;
  4. Previne episódios de diarreias, infecções respiratórias agudas e outras enfermidades infectocontagiosas;
  5. Reduz a chance de desenvolvimento de doenças alérgicas, de hipertensão, colesterol alto e diabetes;
  6. Promove melhor nutrição, com efeito positivo no desenvolvimento intelectual e físico – começando pela cavidade bucal da criança.

O especialista da rede Meu Doutor Novamed também chama a atenção para a necessidade de uma rede de apoio às mães, que precisam de constante incentivo e suporte dos profissionais de saúde, bem como do apoio da própria família, para uma amamentação bem-sucedida. O médico aponta também ser importante o ambiente social e físico para a amamentação. O ideal é um espaço calmo, confortável e arejado, que permita que a mãe se sinta relaxada e conectada com o momento.

Outro importante benefício da amamentação é a construção de vínculo afetivo, tendo impacto também na saúde das mães no puerpério. O profissional destaca que a perda do peso adicional adquirido pela mãe na gravidez ocorre mais facilmente, o útero retorna mais rapidamente ao tamanho normal, evitando a anemia pós-parto, e há uma diminuição no risco de desenvolver diabetes.

 Principais benefícios do aleitamento para as mães

  1. Vínculo emocional: a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre a mãe e o bebê, promovendo uma sensação de intimidade e carinho;
  2. Recuperação pós-parto: a amamentação estimula a liberação de hormônios, como a ocitocina, que ajudam o útero a se contrair, auxiliando na recuperação mais rápida do útero e na redução do sangramento pós-parto;
  3. Prevenção de doenças: o aleitamento materno reduz o risco de câncer de mama e ovário, osteoporose, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas em mulheres.

É importante destacar que cada mãe é única e pode ser necessário um plano personalizado para o auxílio da amamentação. Se houver dificuldades na produção de leite, é recomendada uma consulta com um profissional especializado em lactação para uma avaliação individualizada e orientações específicas. Ainda assim, o pediatra da Meu Doutor Novamed de Curitiba, Fabrício Messias da Rosa, acrescenta que é preciso atenção a outros detalhes práticos e igualmente importantes para um aleitamento bem-sucedido.

Confira

  1. Pega inadequada do bebê: a posição incorreta pode afetar a estimulação necessária da mama, resultando em uma produção insuficiente de leite. Certifique-se de que o bebê esteja bem-posicionado e com a pega correta durante as mamadas, buscando ajuda do seu pediatra ou de um consultor de amamentação, se necessário;
  2. Pouca frequência de amamentação. A produção de leite é baseada na oferta e demanda. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido;
  3. Suplementação excessiva. A oferta de fórmula infantil alimentar em excesso pode reduzir a demanda do bebê por leite materno, resultando em menor produção de leite. A suplementação deve ser orientada pelo pediatra ou nutricionista.
  4. Estresse e ansiedade. O estresse emocional da lactante pode afetar a produção de leite. Tente descansar adequadamente e buscar suporte emocional e familiar durante o período de amamentação. Ter uma rede de apoio é fundamental nesse processo;
  5. Problemas de saúde materna. Certas condições de saúde como desequilíbrios hormonais, síndrome dos ovários policísticos, hipotireoidismo ou diabetes mal controlado, podem afetar a produção de leite. Consulte um ginecologista, médico da família ou clínico geral para avaliar e tratar qualquer problema de saúde subjacente;

Alimentação e hidratação adequadas da lactante. Ter uma dieta saudável e se manter adequadamente hidratada também é importante para a produção de leite.

Total
0
Shares
Anterior
Gestor da Vieira Corretora de Seguros ministra palestra para os corretores no Rio de Janeiro
Gestor da Vieira Corretora de Seguros ministra palestra para os corretores no Rio de Janeiro / Foto: Standret / Freepik

Gestor da Vieira Corretora de Seguros ministra palestra para os corretores no Rio de Janeiro

Fernando Vieira possui mais de 30 anos de atuação no mercado de seguros

Próximo
Poder na palma das mãos: os principais produtos que podem ser controlados por celular
Poder na palma das mãos: os principais produtos que podem ser controlados por celular / Foto: Freepik

Poder na palma das mãos: os principais produtos que podem ser controlados por celular

Confira artigo de Tatiany Martins, diretora comercial da Pitzi

Veja também