Agosto Lilás: 99 amplia ações para que mais mulheres circulem em segurança

a woman sitting in a car with a steering wheel
Photo by Jan Baborák on Unsplash

No mês de conscientização nacional no combate à violência contra a mulher, empresa reforça cartilha e ações do programa 99 Mais Mulheres

Para apoiar as mulheres e colaborar com as ações do  Agosto Lilás, a 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade urbana e conveniência, destaca a cartilha prática com dicas de segurança e informações sobre direitos das mulheres. O material desenvolvido em parceria com a Think Eva e o projeto Justiceiras, integra o programa 99 Mais Mulheres, que reúne ações para aumentar a presença feminina na mobilidade urbana e garantir um ambiente mais seguro para passageiras e motoristas parceiras.

O material explica de forma acessível os diferentes tipos de violência de gênero – física, psicológica, sexual, moral, patrimonial e digital, além dos principais pontos da Lei Maria da Penha. A iniciativa reforça o compromisso da empresa com a segurança e o empoderamento feminino e está disponível no app e em https://99app.com/seguranca/99-mais-mulheres/.

“A 99 quer ver cada vez mais mulheres ocupando as ruas e investe continuamente no direito de todas de ir e vir com segurança e, acima de tudo, autonomia e liberdade. Ainda há muito a ser feito e a empresa segue comprometida  em promover um ambiente inclusivo onde todas possam prosperar, seja por meio de oportunidades para gerar renda flexível ou acessar serviços que facilitem suas rotinas diárias”, afirma Rayane Lima, gerente sênior de Políticas de Segurança na 99.

Além da cartilha, a 99 reforça suas ações em segurança para o público feminino. A empresa conta com parcerias com as Secretarias de Segurança Pública de São Paulo e Rio de Janeiro para oferecer transporte gratuito a mulheres vítimas de violência. A medida é crucial para romper o ciclo de violência e facilitar o acesso das vítimas à rede de proteção.

O que os dados mostram…

A violência contra mulheres ainda limita deslocamentos e oportunidades. Pesquisa da 99 com a Think Eva, mostra que 93% das passageiras se sentem mais seguras quando a motorista é mulher. Apesar disso, 76% das motoristas dizem que ser mulher aumenta os riscos no trabalho.

  • 32,5%: queda nos casos de assédio contra passageiras no 1º semestre de 2024, em relação a 2023
  • +16%: crescimento no número de mulheres motoristas em 2024
  • 73% das motoristas mulheres são mães e 57% têm na 99 a principal fonte de renda
  • “Espuma do medo”: percepção de insegurança é maior entre quem nunca dirigiu, mas pode cair com informação e acolhimento

Como a 99 age

1.      Tecnologias de segurança: gravação de áudio, botão de emergência, monitoramento das viagens em tempo real

2.     Compartilhamento de rota: disponível diretamente no app, permite que amigos ou familiares acompanhem a viagem em tempo real.

3.     Central de segurança 24h: atendimento especializado e monitoramento durante e após a corrida.

4.     Botão 99Mulher: motoristas e motociclistas parceiras podem aceitar apenas passageiras 

Corridas mais seguras

Confirme os dados do motorista: verifique nome e foto do motorista parceiro, além do modelo e placa do carro. Se houver divergência, cancele e acione a central de segurança.

Compartilhe seu trajeto: no botão “Compartilhar rota” envie  para que um contato de confiança acompanhe a corrida em tempo real.

Avalie a corrida: avaliações ajudam a manter a qualidade do serviço e a identificar comportamentos inadequados.

Total
0
Shares
Anterior
Vazamentos de dados não são mais exceção: como a arquitetura open lakehouse ajuda a prevenir e reagir
Foto por: Zheng Yang/ Unsplash Images

Vazamentos de dados não são mais exceção: como a arquitetura open lakehouse ajuda a prevenir e reagir

Confira artigo de Cesar Gomes, Vice-Presidente da Cloudera para o Brasil

Próximo
Bradesco Saúde debate desafios e transformações do setor na 9ª edição do FILIS
Foto por: ovariancancer1/ Pixabay

Bradesco Saúde debate desafios e transformações do setor na 9ª edição do FILIS

Diretor-presidente Carlos Marinelli integra painel sobre inovações na saúde, no

Veja também