No maior evento náutico da América Latina, companhia revelou liberação da oferta do seguro a toda sua base de corretores ainda no 2º semestre
A Akad Seguros desembarcou no Rio de Janeiro para a 26ª edição do Rio Boat Show, maior evento náutico outdoor da América Latina. Realizado na Marina da Glória, o encontro reuniu mais de 33 mil visitantes, entre marcas, profissionais e apaixonados por navegação. Representaram a seguradora no evento a Head de Parcerias e Afinidade, Odete Queirós, e a Analista de Marketing e Trade, Cintia Santos.
Durante o evento, a Akad confirmou que disponibilizará o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas (DPEM) a toda sua base de corretores já a partir do segundo semestre. Atualmente, as vendas são realizadas apenas em conjunto com um corretor parceiro, que ajuda na implementação e na sustentação da plataforma. Nas projeções da companhia, a expansão da oferta deve dobrar a quantidade de bilhetes comercializada ainda em 2025.
Desde que começou a oferecer o DPEM, em julho do ano passado, a Akad já emitiu mais de 200 mil bilhetes. O potencial de mercado, entretanto, parece longe de ser esgotado, já que a companhia se diz preparada para viabilizar a proteção de mais de 1,2 milhão de embarcações elegíveis à contratação do seguro.
Os barcos esportivos e de recreação lideram o registro no seguro DPEM, conhecido popularmente como “DPVAT das águas”, representando 81,45% das contratações desse seguro. Barcos de pesca (5,87%), de passageiro (5,01%) e de passageiro e carga (2,80%) vêm na sequência.
Entre os estados mais assíduos, a liderança fica com São Paulo, que reúne 25,86% das embarcações cobertas pelo seguro. Paraná com 12,67%, Santa Catarina com 10,03%, Rio de Janeiro com 8,51% e Rio Grande do Sul, com 7,36% aparecem em seguida.
Com apoio do nosso parceiro, a Akad simplificou e digitalizou a jornada de contratação do DPEM por meio de uma nova plataforma, agilizando o processo de emissão do bilhete e facilitando o operacional da Marinha. A possibilidade de consulta ao número de inscrição da embarcação ou do bilhete diretamente pela plataforma tornou o processo mais eficiente, reduzindo custos operacionais e contribuindo com mais transparência em toda jornada de comercialização do produto.
De contratação obrigatória para todas as embarcações registradas no Brasil, o DPEM oferece indenizações a vítimas de acidentes, cobrindo despesas médicas, invalidez e óbito. As tarifas variam conforme a classe da embarcação, incluindo esportivas, pequenas embarcações, comerciais de pesca e gerais, até mesmo embarcações de grande porte com centenas de passageiros.