Executivo da Allianz Trade no Brasil, Luciano Mendonça analisa cenário promissor do Seguro de Crédito no território brasileiro
Em recente entrevista concedida ao Universo do Seguro, Luciano Mendonça, Commercial Director da Allianz Trade no Brasil, analisou o cenário promissor que se estabeleceu para o mercado de Seguro de Crédito no país em 2023.
Prova disso foi o crescimento expressivo na emissão de prêmios registrada pela Allianz Trade no último ano. No primeiro semestre do ano, a companhia registrou crescimento de 70% na emissão de prêmios em relação ao mesmo período do ano anterior, um verdadeiro marco em termos de resultado.
Neste sentido, um dos gatilhos que impulsionou o mercado foi o evento relacionado à Americanas no início do ano. Mendonça destacou: “O pedido de Recuperação Judicial (RJ) da Americanas despertou no mercado uma consciência maior do produto e de que as empresas precisam de proteção contra a possibilidade de não pagamento dos seus recebíveis”. Como resultado, a demanda por Seguro de Crédito cresceu consideravelmente nos meses seguintes, levando a Allianz Trade a emitir um volume de prêmios como nunca visto anteriormente.
Veja também: Seguro de Crédito: indispensável diante da atual conjuntura macroeconômica
Contudo, enquanto as emissões de prêmios aumentaram, houve um impacto nos sinistros. “O caso da Americanas foi o maior deles”, observou Luciano, referindo-se aos efeitos sentidos no setor varejista. Porém, ele também destacou que, em muitos casos, são as perdas no mercado que elevam a consciência sobre a necessidade do produto, levando a uma maior demanda por soluções de seguros de crédito.
A empresa tem respondido prontamente a essa crescente demanda. Além disso, a Allianz vem investindo em treinamento, com iniciativas como a “Allianz Trade Academy”, que capacita corretores a oferecerem o produto de seguro de crédito aos seus clientes. Segundo o executivo, essa iniciativa tem gerado resultados significativos, com muitos corretores emitindo suas primeiras ou segundas apólices.
Quanto às perspectivas para os próximos meses, Luciano Mendonça demonstra otimismo. “Temos um pipeline bastante robusto até dezembro e esperamos preencher mais pipeline para que tenhamos uma boa conversão no começo do ano”, revelou.
O executivo ressaltou que 65% dos seguros emitidos no primeiro semestre foram para novos segurados, o que demonstra um aumento considerável na consciência do mercado. Para Mendonça, essa é uma oportunidade única para os corretores, pois o produto de Seguro de Crédito “rende bem” e merece ser observado com atenção.
Ver essa foto no Instagram