Europ Assistance Brasil

Alta de quase 9% em incêndios estruturais alertam empresas sobre seguro empresarial

Notícias de incêndios estruturais crescem 8,9% em 2023/ Foto: Unsplash
Foto: Unsplash

Mesmo não obrigatório, o seguro empresarial seguirá indispensável este ano; Somente na maior rede de corretoras de seguros do país, o crescimento chega a mais de 17%

Desde o início deste ano, as empresas já ligaram o alerta para a contratação do seguro empresarial. Isso porque dados divulgados demonstraram um crescente aumento de casos de danos estruturais. O Instituto Sprinkler Brasil registrou uma alta de 8,9% de incêndios principalmente na área comercial (19,2%), em local de reunião de público (15%), depósitos (12,8%) e indústrias (10,3%). Sejam eles ocasionados por falta de manutenção, treinamento de equipes, qualidade de equipamentos, erros de projetos e de instalação.

Este cenário fez com que o interesse e a contratação do seguro empresarial também crescesse. Afinal, atualmente no Brasil, são mais de 22 milhões de empresas ativas. E, com isso, o seguro empresarial obteve um dos melhores desempenhos dentro do segmento de danos e responsabilidades em 2023. Voltado para pequenas, médias e grandes empresas, o seguro empresarial é o produto de seguro destinado a pessoas jurídicas para proteger o negócio de perdas decorrentes de incêndios, roubos, eventos climáticos, danos elétricos, entre outros.

Só na maior rede de corretoras de seguros do país, Lojacorr, o aumento do seguro empresarial já marca um crescimento de 17,2% de janeiro a abril de 2024. O mesmo cenário, de modo geral, é visto no setor. Segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados), de janeiro a outubro de 2023, a arrecadação foi de R$ 3,2 bilhões, crescimento de 19,6% na comparação com o mesmo período de 2022.

Segundo Luiz Longobardi Junior, Diretor de Mercado, Comercial e Marketing (CCO) da Lojacorr, esse aumento é justamente pela importância dessa cobertura. “As empresas estão muito mais atentas e preocupadas com os desastres que podem ocorrer e as consequências que a falta de um seguro como o empresarial podem causar. Afinal, a empresa que está sem a cobertura pode arcar com gastos milionários e outras intercorrências que não estavam previstas no orçamento e no planejamento estratégico”, aponta.

Apesar de não se tratar de um seguro obrigatório no país, Longobardi Junior explica ainda que o seguro tem por objetivo preservar a saúde financeira das organizações e o corretor é o ponto de partida para dar esse suporte. “Primeiramente, os empresários precisam entender a realidade em que seu negócio está inserido para ver, de fato, o seguro ideal. E contar com um corretor de seguros que possa dar todo o suporte e personalizar o seguro com as melhores opções para a realidade daquela empresa”, destaca.

De acordo com o corretor de seguros Marcelo Atauri Cardelli, proprietário da Mac Pointer Corretora de Seguros desde 1994, o seguro empresarial é visto como um investimento primordial. Isso porque garante a integridade financeira das empresas de qualquer tamanho, caso ocorra um evento que possa colocar em risco a continuidade do negócio. Entretanto, afirma que esse é um seguro bastante complexo, já que tem coberturas específicas e especiais.

Desse modo, entre as coberturas estão, como exemplo, danos elétricos; responsabilidades civis; danos morais; furtos; vidros; vazamentos; e serviços diversos como chaveiro, reparos em geral. “Definitivamente, as coberturas estão entre as principais dúvidas dos segurados. Por isso, é tão importante conhecer bem o produto para oferecer as opções mais adequadas ao empresário. Inclusive, o ramo está crescendo bastante, o que faz com que o corretor precise estar cada vez mais preparado para essa demanda. Conhecimento e empatia do corretor de seguros são imprescindíveis para amparar esse aumento de contratações de apólices”, explica.

Total
0
Shares
Anterior
Empresa-filha da Unicamp oferece 14 cursos grátis com certificado
Murilo e Virgilio Marques dos Santos, fundadores da FM2S Educação e Consultoria / Foto: Isaque Martins / Divulgação

Empresa-filha da Unicamp oferece 14 cursos grátis com certificado

Capacitações trazem conhecimentos que vão desde empreendedorismo, gestão de

Próximo
Empresas de serviços públicos são alvos frequentes de ciberataques
Willian Amorim, consultor de cibersegurança da Redbelt Security / Foto: Divulgação

Empresas de serviços públicos são alvos frequentes de ciberataques

Redbelt Security, consultoria especializada em cibersegurança, identifica

Veja também