Bradesco Seguros

AmFi recebe autorização da CVM para realizar oferta pública de tokens

Paulo David, CEO da AmFi / Foto: Água Benta Fotografia / Divulgação
Paulo David, CEO da AmFi / Foto: Água Benta Fotografia / Divulgação

Após posicionamento da Comissão de Valores Mobiliários sobre os tokens de recebíveis, fintech brasileira tornou-se a primeira empresa a ter a permissão para distribuí-los publicamente

Segundo dados da Receita Federal, hoje o Brasil é o 6º país do mundo que mais  adota novas tecnologias no mercado financeiro, tendo 1,6 milhões de pessoas com criptoativos. A AmFi, plataforma que conecta originadores a investidores globais, tem trabalhado, principalmente, para atender os investidores com mais experiência no mercado, com investimentos de pelo menos R$ 20o mil, a partir de agora pode atuar com todos os perfis de investidores no Brasil. Com a notícia de que a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) estabeleceu que os tokens de recebíveis podem ser distribuídos publicamente, a fintech é uma das pioneiras a ter essa autorização.

“Trabalhamos em conjunto com a CVM para garantir que mais pessoas acessem o mercado de capitais, garantindo que segurança, transparência e controles estejam sempre lá.  Para a AmFi, a autorização para realizar ofertas públicas é um avanço gigantesco. A possibilidade de realizar ampla divulgação das nossas Oportunidades certamente trará ainda mais luz e relevância para seu modelo de negócio”, afirma Paulo David, CEO da AmFi.

Entre as normas estabelecidas pela Comissão, em abril deste ano, a principal é que a empresa que deseja fazer essa distribuição deve ser autorizada previamente e funcionar como uma plataforma de crowdfunding. Para que a mesma consiga ser uma operadora de oferta pública, é necessário cumprir alguns requisitos, como estar registrada junto à CVM, o valor alvo máximo de captação não pode ser superior a R$ 15.000.000,00, e o prazo de captação não pode ser superior a 180 dias, além de diversos outros procedimentos que devem ser seguidos para a realização da Oferta.

Adequando a essas normas, o processo para atuação com ofertas públicas da AmFi durou quase 5 meses, unindo o período de análise pela CVM (que pode demorar até 3 meses). A fintech  vinha se preparando para esta ação importante, construindo sistemas e tecnologias 100% proprietárias para se adaptar tão rapidamente aos moldes determinados pela Comissão. Ao todo, a empresa  vem crescendo mais de 100% mês a mês em 2023, realizando ofertas privadas para investidores internacionais e qualificados. Agora, com a aprovação da Plataforma de Investimentos, poderá realizar ampla divulgação de suas ofertas, podendo atingir um público mais amplo.

Pensando nos próximos passos, a AmFi já planeja divulgar sua primeira oferta pública ainda em setembro deste ano. A fintech tem ajudado a democratizar o acesso de milhares de empresas e pessoas ao mercado de capitais. Com o cenário atual ainda  burocrático, com altos custos e intermediários que dificultam novos entrantes de participar, a fintech tem desenvolvido plataformas e ferramentas  para simplificar barreiras e garantir através da tecnologia ainda mais segurança, controle e transparência nas operações.

“A AmFi acredita que segurança e transparência são primordiais e é muito especial atuar em conjunto com um regulador que trabalha com afinco para colocar o Brasil na vanguarda e no centro do mercado financeiro mundial”, pontua Paulo David.

A plataforma da fintech já foi utilizada em mais de 35 operações neste ano, tendo avaliado, tokenizado e processado mais de 3.000 ativos financeiros.

Total
0
Shares
Anterior
Com seis anos de atuação no mercado, Minds Digital cresceu 61% em prejuízos evitados no primeiro semestre de 2023
Sócios da Minds Digital: Marcelo Peixoto, CEO; Igor Hufnagel, CTO; Daniel Ladeira, CIO; Frederico Souza, CFO / Foto: Fernanda Peixoto / Divulgação

Com seis anos de atuação no mercado, Minds Digital cresceu 61% em prejuízos evitados no primeiro semestre de 2023

Focando na experiência do cliente, Voice IDTech projeta fechar 2023 com

Próximo
Cuidados com a saúde cardiovascular é tema de Campanha de conscientização
Cuidados com a saúde cardiovascular é tema de Campanha de conscientização / Foto: Puwadon Sang-ngern / Pexels

Cuidados com a saúde cardiovascular é tema de Campanha de conscientização

Dia Mundial do Coração traz a importância dos cuidados preventivos

Veja também