Confira artigo de Virgilio Marques dos Santos, CEO da FM2S Educação e Consultoria
Hoje vou falar sobre um dos pilares mais importantes da carreira: a constância de propósito. Aprendi que empresas ou profissionais, cujo propósito é fluído, não conseguem chegar longe. Se você muda a todo o momento seu propósito, seus pares ou clientes acabam não entendendo o porquê você existe.
Um amigo, grande empresário do setor de máquinas agrícolas, falou-me uma vez: produtor rural que muda a cultura a cada safra, tentando se aproveitar dos melhores preços no momento em que toma a decisão, se dá mal no médio prazo. Exemplo: se eu plantei arroz e muitos produtores também o fizeram, o preço do arroz tenderá a cair.
Se cair muito, é provável que vários agricultores de arroz mudem na próxima safra para uma cultura cujo preço foi melhor. Se eu continuar a plantar arroz mesmo após vender minha produção por um preço baixo, é provável que consiga aprender mais a cada safra e ter menos concorrência na próxima. Como as commodities agrícolas operam pela lei da oferta e procura, é provável que tenha sucesso. O mercado acaba se regulando.
O mesmo podemos aplicar a tudo, por isso é importante ter o seu propósito na carreira muito claro. Vai por mim, ele será desafiado muitas vezes ao longo de sua carreira, apresentando maravilhosos atalhos que podem levar você a problemas sérios. Por isso, cuidado.
Deming e a constância de propósito
A constância de propósito é um dos 14 pontos para gestão propostos pelo grande Edward Deming, em seu livro “Saia da Crise”. Sem ela, não há um alinhamento na tomada de decisões na organização. Se não houver um entendimento compartilhado de quais princípios devem orientar as decisões, o resultado será o caos. Este é apenas um dos impactos da falta de constância de propósito e as consequências que tal falha tem no sucesso da organização.
Diz Deming em seu livro: o estabelecimento de constância de propósito dá segurança para a empresa:
● Inovar. Alocar recursos para planejamento de longo prazo;
● Colocar recursos em pesquisa e educação;
● Melhorar constantemente o design de produtos e serviços. Uma obrigação nunca cessa.
Um sistema de gestão com constância de propósito não se preocupa com a variação no lucro trimestral. Se as ações fazem sentido ao olhar a organização como um sistema no longo prazo, mas hoje têm custos, aceitam-se os custos no curto prazo pensando no alcance do propósito de longo prazo.
Se eu não sei qual o meu propósito, não consigo tomar decisões sobre onde investir, principalmente nos projetos maiores e de prazos mais longos. E, ao longo da vida, os maiores prêmios são pagos pelos que fazem os projetos mais complexos.
A constância de propósito na carreira
Desde novo, sempre gostei de agregar conhecimento. Descobri, logo cedo, que aprender sobre como as coisas funcionam era o que me fascinava. Ao fundar a empresa, buscamos propiciar o conhecimento aplicável para todos os nossos clientes. Ou, como está registrado em nosso site: acelerar o crescimento profissional de nossos alunos por meio de uma experiência educacional única, fundamentada em conceitos sólidos, linguagem simples, ferramentas e exemplos práticos.
Foi com esse propósito que decidimos como realizar todos os investimentos. Passamos a nos aventurar, com menos discussão, nos projetos maiores. Sem o registro prévio formal, nos pegávamos várias vezes perdidos ao depararmos com uma decisão complexa.
Era comum, também, pegarmos atalhos convidativos para que obtivéssemos retorno rápido. Quem já prestou consultoria sabe o que estou falando. No início, não tínhamos estrutura para a área de treinamentos e a de consultoria. E, se não tivéssemos registrado o propósito “na pedra”, estaríamos prestando consultorias sem estrutura até agora, pelo convidativo retorno que tínhamos.
Por isso é importante aproveitar janeiro para fazer esse balanço. O que você está fazendo está alinhado com o seu propósito, isto é, sua razão de ser? A necessidade do cliente ou empregador atual é a mesma do seu propósito? Se não for, reflita. Isso poderá gerar um conflito interior que não lhe deixará alcançar sua plenitude.
Por mais que o curto prazo seja sedutor, pense no longo prazo para tomar suas decisões com mais solidez. Há inúmeras empresas que mudam de propósito anualmente e não conseguem tornar-se os melhores em nada. Quando começa a conseguir algum alcance, tende a buscar outra “oportunidade” que aparece e dá a entender ser mais fácil. Cuidado.
Para encerrar, lanço mão do conselho de um grande amigo e mestre: se você está remando um barquinho sozinho e encontrar um cardume de sardinhas, aproveite-o. Não mude sua trajetória porque encontrou um cardume maior no caminho. Corre-se o risco de ficar sem as sardinhas e sem os peixes maiores. Se o barco que você opera é maior ainda, com mais pessoas dentro, evite a mudança a todo custo. Será extremamente difícil comunicar sua mudança e garantir que todos façam o mesmo, de maneira correta. Você perderá tudo.