Com sua importância aumentando no mercado, a análise de dados pode ajudar empreendedores e empresas de qualquer porte ou setor
Dados de usuários são um dos bens mais valiosos da atualidade, mas o poder está mesmo ao usar esses dados a favor de seu negócio. A análise de dados eficiente pode pivotar empresas quando utilizam essas informações para diminuir custos e potencializar, tanto os lucros quanto o uso do tempo para atividades.
No entanto, o recurso ainda é pouco usado pelas empresas que ainda não notaram seu valor, um levantamento feito pela TOTVS mostrou que apenas 5% das empresas acreditam fazer bom uso da inteligência de dados em seus negócios, mesmo assim, as empresas mineradoras de dados e informações estão ganhando muito valor no mercado, as big techs, no momento, são as que mais se aproveitam dos materiais.
Para Larissa DeLucca, CEO da Negócios Acelerados e Presidente da Fundação Mulheres Aceleradas, que fomenta o empreendedorismo feminino, existem diversos benefícios em realizar a análise de dados. “Através de uma análise de dados bem feita, é possível maximizar o lucro ao reduzir o custo da empresa, melhorando a máquina do marketing, reduzindo gastos desnecessários e entendendo dentro do perfil do consumidor, onde faz sentido entrar em contato com ele e de que forma, melhorando a dinâmica da empresa, até internamente, trabalhando no tempo e engajamento do colaborador”, revela.
Abaixo, Larissa DeLucca lista as principais dicas para utilizar a análise de dados a favor do seu negócio, no próximo ano. Confira:
1. Aproveite a oportunidade: “Existem várias estratégias, dentro do marketing e da compreensão do público para começar a analisar os dados, podemos criar páginas, formulários, e-mails marketing, uma série de estratégias que trazem cada vez mais informações sobre seu público alvo e que variam de acordo com os objetivos, mas todas essas ações só são possíveis através da análise”, indica.
2. Dados são fundamentais: “Toda empresa deve fazer análise e gestão de dados, porque os dados são fundamentais para que se possa melhorar seu planejamento, de produtos, serviços e promoções que impactam diretamente no lucro do negócio. Esses dados existem, você usando eles ou não, possuem um potencial de ajuda para a empresa”, explica Larissa.
3. LGPD: “A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) não impede a coleta e uso de dados, mas sim estipula normas e diretrizes de como deve ser feito todo o manuseio de dados do usuário, por isso, é essencial ter cautela e criar uma política de dados que esteja visível para sua audiência, a transparência é necessária e obrigatória”, alerta.
4. Tenha um bom planejamento: “A análise de dados já é usada amplamente no mercado na questão de marketing e vendas, mas isso ainda não foi democratizado e é usado principalmente nas grandes empresas, por isso, é necessário se preparar para esse futuro, hoje, dados valem mais que petróleo, empresas que gerenciam dados estão com um valor altíssimo e isso muda tudo dentro de seu negócio”, mostra.
5. Adapte o seu negócio: “Os dados podem ser usados em diversas ocasiões, basta entender como usar. Eventos, por exemplo, podem usar a base de dados para ver quem são as pessoas mais recorrentes e as que vão apenas uma vez, ou observar quem gasta mais dentro de lojas no evento, isso pode personalizar o que sugerir para cada cliente, esse cruzamento de dados facilita o acréscimo de receita na empresa”, finaliza Larissa DeLucca.