Parceria poderá otimizar as atividades de supervisão e fiscalização para o mercado
A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) e a BSM Supervisão de Mercados, responsável pela supervisão e fiscalização legal dos mercados organizados administrados pela B3, assinaram acordo que prevê cooperação em temas de interesse comum. A primeira etapa está relacionada ao compartilhamento de informações sobre influenciadores de finanças, os chamados finfluencers.
“O acordo é um grande guarda-chuva, que abre espaço para cooperação em diversas frentes relacionadas à autorregulação, principalmente aquelas com sobreposição de atuação. Há alguns anos começamos essas conversas, visualizando uma oportunidade de atuação conjunta, com foco nas sinergias das atividades e melhoria das práticas junto às instituições supervisionadas. A iniciativa está em linha com nosso planejamento estratégico, que tem como uma de suas prioridades a redução de custos de observância do mercado”, afirma Guilherme Benaderet, superintendente de Supervisão de Mercados da ANBIMA.
“O acordo contempla iniciativas conjuntas para aprimorar a supervisão e fiscalização, bem como fomentar o alinhamento de entendimentos sobre regras e condutas no mercado, além do intercâmbio de experiências e boas práticas relacionadas à autorregulação, respeitando as competências e atribuições de cada entidade. A iniciativa está alinhada com a estratégia da BSM de aumentar a eficiência da supervisão e entregar mais valor no trabalho da autorregulação”, afirma André Eduardo Demarco, diretor de Autorregulação da BSM.
A primeira iniciativa do acordo será o compartilhamento de informações sobre o monitoramento da atuação dos finfluencers. Atualmente, a ANBIMA utiliza, nas suas atividades de supervisão, uma plataforma tecnológica que monitora a atuação dos finfluencers nas redes sociais e uma relação de influenciadores contratados que é enviada pelas instituições que seguem o Código de Distribuição da ANBIMA. A BSM terá acesso a ambos que complementarão o trabalho de análise transacional que já é realizado pela entidade em seu dever de supervisão e fiscalização dos mercados organizados administrados pela B3.
A expectativa é que a parceria entre ANBIMA e BSM Supervisão de Mercados avance para novas frentes que possam ser otimizadas e convergentes em uma maior entrega de valor ao mercado e seus agentes, por exemplo, o suitability, que é tema recorrente de supervisão de ambas as partes.