Empresa projeta comercializar R$ 4,6 bilhões em 2024 e espera chegar a R$ 8,3 bilhões em 2025
A Âncora Consórcios, uma das 15 maiores administradoras de consórcio independentes do Brasil, acaba de celebrar seus 35 anos de atuação no mercado com um total de R$4,6 bilhões de créditos comercializados previstos para 2024, representando um crescimento de 115% em comparação ao ano anterior. Para 2025, a expectativa é alcançar a marca de R$ 8,3 bilhões, consolidando sua trajetória de expansão e reforçando sua posição de destaque no setor de consórcios.
Em 2024, a companhia alcançou um lucro 86% superior ao de 2023, além de um crescimento de 29% na base de clientes, passando de 49 mil clientes ativos para 63 mil. Essa evolução reflete não apenas sua sólida performance, mas também seu compromisso com o desenvolvimento regional, levando em conta que um dos principais objetivos da companhia é seguir fortalecendo a economia local, em Franca (SP), cidade que abriga sua sede e que tem sido peça-chave em sua trajetória de sucesso.
Potencial econômico no interior
Atualmente, a Âncora Consórcios conta com 575 colaboradores, dos quais 400 são da cidade natal da empresa, operando principalmente no call center. “Temos orgulho de estar no interior de São Paulo. Acreditamos no potencial de fortalecimento da economia local que a empresa representa à cidade, que se comprova pela geração de emprego e renda, bem como por meio de projetos junto à sociedade, como o Evolução Para Todos, que contemplou a oferta de cursos abertos a toda a comunidade por três noites consecutivas, abordando temas como networking, comunicação, atendimento e vendas”, comenta a Gestora de RH da Âncora Consórcios, Maria Olivia Simão Pimenta.
O investimento na capacitação profissional também é um dos pilares centrais da empresa, que mais que empregar, visa apoiar na evolução profissional contínua desses colaboradores. “Para garantir que após o ingresso na Âncora seja possível crescer e se desenvolver no mercado de consórcios e no atendimento ao cliente, oferecemos aos nossos funcionários uma plataforma de formação denominada UNI-ÂNCORA, que dispõe mais de 30 cursos que contemplam desde as especificidades do consórcio, até desenvolvimento pessoal, comunicação assertiva e inteligência emocional”, reforça Maria Olivia.
Além disso, em 2024, a companhia se destacou pelas ações sociais realizadas, como arrecadação de roupas e agasalhos para o Fundo Social de Solidariedade de Franca (FUSSOL) e a reciclagem de eletrônicos. “Nesse projeto, os equipamentos doados são desmontados por oficineiros, em seguida, componentes e peças são revendidos para empresas especializadas. Desta forma, a renda gerada com o comércio dos equipamentos é revertida integralmente para os oficineiros”, conta a Gestora de RH.
A campanha de doação de sangue no hemocentro de Franca e a adoção à campanha Papai Noel dos Correios, para presentear as crianças carentes no período do Natal, também fizeram parte dos projetos de apoio à comunidade local este ano.
“E para celebrar os 35 anos da empresa, realizamos uma confraternização com colaboradores, executivos de marcas parceiras e principais aliados comerciais, na qual fizemos questão de oferecer como uma das atrações a banda local Tio Song. A festa contou ainda com show de Toni Garrido e apresentação da Escola de Samba Vai-Vai”, completa a executiva.
Trajetória de sucesso
Nestes 35 anos de atuação, a companhia reuniu certificações importantes que demonstram seu compromisso com a qualidade do atendimento ao cliente e com o reconhecimento dos colaboradores, como ISO9001, GPTW e RA1000 (Reclame aqui).
“Nossa trajetória foi marcada por grandes parcerias, tendo hoje um dos maiores portfólios de marcas relevantes no segmento de pesados, como Noma, Metalesp, XCMG, Gotti, São Pedro, Olivo e Pastre; no segmento de motocicletas, como Kawasaki, Shineray, Bajaj e Dafra, sem contar nos grandes players como Loja do Mecânico e Bevi”, destaca Marcio Massani, Diretor Comercial da Âncora Consórcios.
Planos para 2025
Entre os projetos para o próximo ano, a companhia pretende fortalecer as ações de ESG, manter a qualidade no atendimento a clientes, criar mais proximidade com os parceiros de negócios, gerar valor para as marcas parceiras, fomentar parcerias relevantes para a operação, aumentar o investimento em inovação e expandir a venda via call center também são objetivos do negócio. “Para tanto, projetamos investir mais de R$ 23 milhões em captação de oportunidades e mais de R$ 120 milhões em comissões e campanhas para parceiros”, afirma Daniel Venâncio, Diretor Estratégico da Âncora Consórcios.
Para Venâncio, manter a qualidade no atendimento a clientes, criar mais proximidade com os parceiros de negócios, gerar valor para as marcas parceiras, fomentar parcerias relevantes para a operação, aumentar o investimento em inovação e expandir a venda via call center também são objetivos do negócio.
Nesse sentido, uma das novidades previstas para 2025 está a implementação de uma plataforma omnichannel. “Nosso intuito é desburocratizar processos, melhorar a gestão da carteira de clientes e promover a oferta de novos produtos utilizando Inteligência Artificial”, explica o Diretor.
Desta forma, a Âncora pretende se posicionar como referência em administração de consórcio perante todo o Brasil. “Temos planos promissores para 2025 e estamos certos que nosso crescimento tem como base a valorização de nossas raízes com o fomento da economia local de Franca”, finaliza Daniel Venâncio.